Nordeste Magazine
Turismo

Força Aérea Canadense adota manutenção digital no programa FAcT

Força Aérea Canadense adota manutenção digital no programa FAcT

Solução IFS Cloud apoiará manutenção e gestão de frota do programa FAcT da RCAF

A IFS foi selecionada pela SkyAlyne para fornecer a plataforma digital de manutenção e gestão de ativos do programa Future Aircrew Training (FAcT), iniciativa que moderniza o treinamento de pilotos e tripulantes da Royal Canadian Air Force (RCAF). O contrato reforça a digitalização do suporte logístico e da manutenção como elemento central para a prontidão operacional em programas de formação militar.

A SkyAlyne é a principal contratada do FAcT para substituir o atual sistema de instrução aérea por um modelo integrado, apoiado em novas aeronaves, simulação avançada e infraestrutura renovada. O escopo abrange desde o treinamento de Pilotos até Oficiais de Sistemas de Combate Aéreo e Operadores de Sensores Eletrônicos Aerotransportados.

Com a adoção do IFS Cloud para Manutenção de Aviação, a empresa terá acesso a monitoramento em tempo real das atividades de manutenção, gestão de recursos e controle de conformidade regulatória. A expectativa é reduzir indisponibilidades, otimizar ciclos de manutenção e sustentar níveis elevados de aeronavegabilidade ao longo do programa.

“Processos de manutenção digitalizados e mais eficientes nos permitirão tornar as aeronaves o mais disponíveis possível”, afirmou Kevin Lemke, gerente-geral da SkyAlyne. Segundo ele, a disponibilidade de frota é fator determinante para garantir o fluxo contínuo de treinamento da RCAF.

A frota do FAcT será composta por aeronaves Grob G 120TP, Pilatus PC-21, Airbus H135, Beechcraft King Air 260 e De Havilland Canada Dash 8-400, distribuídas em múltiplas bases no país. A diversidade operacional exige padronização de dados, rastreabilidade técnica e integração entre manutenção, logística e planejamento de voo — aspectos que tendem a ganhar relevância com a digitalização dos processos.

Para a RCAF, a modernização do treinamento está associada à renovação estrutural da força aérea canadense, em um contexto de atualização de capacidades e aumento das demandas operacionais. O FAcT consolida essa transição ao integrar formação, tecnologia e suporte em um único ecossistema de longo prazo.





Fonte

Veja também

Show de Shakira em Praia de Copacabana impulsiona turismo latino em 2026, diz Mais Brasil Viagens

Redação

Ryanair corta rotas na Europa e reduz 3 milhões de assentos; confira destinos

Redação

Carnaval diferente? Zoo de SP promove folia para os animais

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.