Nordeste Magazine
Turismo

FAB abate aeronave suspeita vinda do Peru

FAB abate aeronave suspeita vinda do Peru

Ação conjunta da Força Aérea Brasileira e Polícia Federal resultou em interceptação e abate de aeronave oriunda do Peru

A Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com a Polícia Federal, interceptou nesta hoje (22) uma aeronave suspeita oriunda do Peru. Após o avião ingressar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo, matrícula visível ou comunicação com os órgãos de controle, um A-29 Super Tucano foi acionado para executar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

Inicialmente, foi realizado o Reconhecimento a Distância (RAD) e a Interrogação (ITG), tentativa de estabelecer contato por rádio e sinais visuais. Sem resposta, o piloto de defesa aérea ordenou a Mudança de Rota (MRO).

Diante da falta de colaboração, foi disparado o Tiro de Aviso (TAV). Como a aeronave permaneceu sem cumprir as determinações, recebeu a classificação de hostil, passando à fase de Tiro de Detenção (TDE), conforme prevê o Decreto nº 5.144/2004.

O piloto suspeito realizou pouso forçado em área desabitada, cerca de 30 quilômetros a oeste da cidade de Tefé (AM). Em seguida, um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB transportou agentes da Polícia Federal até o local, onde o suspeito foi detido.

Em nota, a FAB afirma que a interceptação faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), da Operação Ostium e integra o esforço conjunto entre o Ministério da Defesa e órgãos de segurança pública no combate ao narcotráfico, especialmente em regiões de fronteira.





Fonte

Veja também

Preservação de origem

Redação

um mercado bilionário sustentado por escassez

Redação

Polícia Federal prende candidato com identidade falsa em prova da ANAC

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.