Nordeste Magazine
Entretenimento

Veja a Lua envelhecer 4,5 bilhões de anos em 3 minutos

Veja a Lua envelhecer 4,5 bilhões de anos em 3 minutos

Nossa Lua passou por muitas transformações nos 4,5 bilhões de anos em que tem sido um satélite da Terra. Nesse tempo todo, a Lua formou-se a partir de um impacto gigante na Terra, foi outrora um oceano de magma derretido, suportou intenso bombardeio, desenvolveu sua crosta, sofreu erupções vulcânicas massivas, tornou-se vulcanicamente inativa, resfriou-se internamente causando contração e falhas geológicas (luaquas) e, lentamente, afastou-se da Terra, tudo isso preservando um registro de impactos perdido na Terra devido à erosão, tornando-se uma cápsula do tempo geológica.

Veja a Lua envelhecer 4,5 bilhões de anos em 3 minutos

– “A Lua pode parecer árida e monótona, mas cada uma de suas crateras tem uma história, a história de uma incrível colisão espacial” escreve o Centro Goddard da NASA, prefaciando a animação que dá contexto a este post, que, graças ao Orbitador de Reconhecimento Lunar, nos mostra os vários estágios da formação da Lua, desde seu passado incandescente até o corpo celeste frio e cheio de crateras que que conhecemos e amamos hoje.

Embora a Terra ainda existisse sem a Lua, a verdade é que seria um planeta drasticamente diferente, muito menos estável e provavelmente menos habitável.

À medida que a Lua estabiliza nossa inclinação axial, diminui nossa rotação (criando dias mais longos), impulsiona as marés oceânicas cruciais para os ecossistemas marinhos e influencia o clima, tornando o surgimento de vida complexa, incluindo os humanos, altamente improvável em sua forma atual.

Com efeito, os seres humanos seriam radicalmente diferentes -se é que existiriam- sem a presença da Lua. A influência lunar não se limita apenas às marés; ela é fundamental para a estabilidade do clima, a duração dos dias e o desenvolvimento da vida na Terra.

Estudos sugerem que a vida na Terra teria evoluído de forma muito mais lenta ou diferente, já que as condições ambientais seriam muito mais instáveis e severas.

Em suma, embora a Terra seja um planeta rochoso, as condições específicas que favoreceram a vida como a conhecemos estão profundamente ligadas à influência estabilizadora da nossa Lua.

O MDig precisa de sua ajuda.

Por favor, apóie o MDig com o valor que você puder e isso leva apenas um minuto. Obrigado!

Meios de fazer a sua contribuição:

  1. Faça um doação pelo Paypal clicando no seguinte link: Apoiar o MDig.
  2. Seja nosso patrão no Patreon clicando no seguinte link: Patreon do MDig.
  3. Pix MDig: 461.396.566-72 ou luisaocs@gmail.com





Fonte

Veja também

Prefeitura lança concurso para criação do hino oficial de Aracaju

Redação

Primeira festa do líder do BBB 26 tem Ana Paula Renault no centro das conversas

Redação

O umbigo da Terra: a onda mais bizarra do oceano

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.