Nordeste Magazine
Turismo

Turismo no Rio cresce 53% e aposta em voo direto do Canadá

Turismo no Rio cresce 53% e aposta em voo direto do Canadá

O Rio de Janeiro reforça sua presença no mercado internacional de viagens. Até agosto de 2025, o estado já recebeu mais de 1,4 milhão de turistas estrangeiros, um crescimento de 53,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias

Para manter o ritmo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio iniciaram, em 10 de setembro, uma agenda estratégica no Canadá, com apoio da Air Canada e do RIOgaleão. O plano inclui capacitações para agentes de viagens e operadores em Toronto (10/9) e Montreal (12/9), além de uma ação em Nova Iorque (15/9).

Nova rota aérea fortalece conexões

O ponto alto da missão foi o lançamento oficial do voo direto Toronto–Rio de Janeiro, que começa a operar em 4 de dezembro, com três frequências semanais. O evento de apresentação reuniu 110 agentes e operadores de turismo em Toronto, com representantes da Air Canada, do Consulado Brasileiro e do Fairmont Rio.

“O Canadá é um mercado estratégico para o Rio de Janeiro, e o novo voo direto de Toronto será uma porta de entrada fundamental para ampliarmos nossa presença no cenário internacional”, destacou Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.

Cerca de 110 agentes e operadores foram capacitados sobre as potencialidades do estado do Rio de Janeiro. Crédito: Ascom Setur-RJ

Mercado canadense em ascensão

Entre janeiro e agosto de 2025, o Rio já recebeu 15.176 turistas canadenses, número 38,3% maior que em 2024 e equivalente a 95% de todo o fluxo do ano passado. Para Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, a alta é favorecida por mudanças de comportamento:
“Um fato relevante é que, diante do aumento de tarifas do governo americano, muitos canadenses reduziram as viagens para os Estados Unidos e buscam novos destinos. O Rio de Janeiro se torna uma opção importante”.

canadá
Da esq. para a dir.: o cônsul-adjunto do Brasil em Toronto, Leonardo Enge, e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida – Foto: divulgação

Diversidade de atrativos

Durante as apresentações, a equipe fluminense destacou destinos que vão além da capital, como Paraty, Búzios, região das Agulhas Negras, Vale do Café e Petrópolis, reforçando o potencial do estado para diferentes perfis de visitantes.

Com os Estados Unidos ainda liderando como maior emissor, com 150.611 visitantes nos primeiros oito meses do ano, a nova ligação com Toronto fortalece a estratégia da Setur-RJ de ampliar as conexões com a América do Norte e consolidar o Rio de Janeiro como porta de entrada para o Brasil.

Autoridades e parceiros na abertura do encontro. Crédito: Ascom Setur-RJ
Autoridades e parceiros na abertura do encontro. Crédito: Ascom Setur-RJ



Fonte

Veja também

Azul abre vagas para Técnico de Manutenção de Linha em São Paulo

Redação

Latam irá ampliar voos do Brasil para a Argentina

Redação

Congonhas vai dobrar de tamanho com aporte bilionário do Novo PAC

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.