Em reunião com o trade turístico, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), deu início a uma iniciativa voltada à modernização da experiência turística na capital.
O projeto Abiudando Aracaju prevê a instalação de QR Codes em atrativos e equipamentos turísticos, permitindo acesso rápido e intuitivo a informações históricas, curiosidades e contextos culturais de cada local.
Como funciona o Abiudando Aracaju
O encontro alinhou as estratégias do projeto, que potencializa o autoguiamento de moradores e visitantes. Ao apontar a câmera do celular para os QR Codes, o público terá acesso a conteúdos:
- Em português, inglês e espanhol
- Com acessibilidade em Libras e audiodescrição
- Com roteiros sugeridos no entorno do ponto visitado
A proposta amplia o sentimento de pertencimento, fortalece o turismo e cria novos pontos de interesse, aproximando a comunidade de quem visita Aracaju.
Primeira etapa
Segundo o secretário municipal do Turismo, Fábio Andrade, a fase inicial contempla:
- 60 placas em zinco com QR Codes
- Acesso a informações do equipamento e a roteiros próximos
- Geração de dados para gestão turística, como tempo de permanência e roteiros mais visitados
“O Abiudando Aracaju estava no plano de governo da prefeita Emília Corrêa e começa a ser executado agora pela Secretaria de Turismo”, explicou o secretário.
Avaliação de instituições e entidades
A presidente da Comissão de Turismo da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe, Aline Farias, destacou o impacto da iniciativa para a promoção do destino, ressaltando a organização das informações e a valorização dos atrativos da cidade.
Já o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Eduardo Oliva, chamou atenção para a criatividade do nome e o potencial do projeto. Para ele, o termo “abiudar” remete à curiosidade e ao desejo de conhecer, convidando moradores e visitantes a descobrir as essências e peculiaridades de Aracaju.
Experiência integrada e acessível
Com o Abiudando Aracaju, a capital passa a oferecer uma experiência mais acessível, inteligente e integrada, permitindo que a cidade seja descoberta passo a passo.
Com informações da PMA

