As autoridades de Paris proibiram temporariamente o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos como medida para enfrentar os impactos da intensa onda de calor que atinge a França e outros países da Europa. A restrição entra em vigor a partir do meio-dia de sexta-feira (25) e será repetida no sábado, permanecendo válida até as 7h do dia seguinte.
O decreto não se aplica às áreas externas de bares e restaurantes devidamente autorizados. Além da proibição do consumo em vias públicas, a venda de bebidas alcoólicas para viagem também será suspensa entre 18h e 7h nos dois dias.
Segundo as autoridades, a decisão foi tomada devido ao aumento da pressão sobre o sistema de saúde provocado pelas altas temperaturas. O Corpo de Bombeiros de Paris registrou mais de 2.500 atendimentos em um único dia, enquanto o número de paradas cardíacas e de internações relacionadas ao calor cresceu significativamente.
Na quarta-feira, os termômetros ultrapassaram os 41°C na capital francesa. O Ministério da Saúde informou que os atendimentos de emergência por problemas causados pelo calor quadruplicaram em todo o país.
A onda de calor também afeta grande parte da Europa. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas tenham enfrentado temperaturas superiores a 35°C, com alertas de calor extremo ainda em vigor em diversos países do Leste Europeu.
