Nordeste Magazine
Turismo

Luiz Henrique Souza detalha a gestão do Mercure Macaé

Luiz Henrique Souza detalha a gestão do Mercure Macaé

Sugestão de título: Luiz Henrique Souza detalha investimentos e desafios na gestão do Mercure Macaé

Durante o 9º Encontro Fluminense da FBHA, realizado em Macaé (RJ), o Diário do Turismo entrevistou Luiz Henrique Souza, gerente geral do Condotel Mercure Macaé. Com uma trajetória que inclui passagens por grandes redes como Marriott, Pestana, Arena e Accor, ele compartilhou sua experiência profissional, os desafios de mudar de cidade para assumir novos projetos e os investimentos que colocaram o Mercure como referência na hotelaria local. Em um bate-papo detalhado, Luiz falou sobre a infraestrutura do empreendimento, melhorias implementadas e as expectativas para o segundo semestre.

Diário do Turismo – Luiz, conte um pouco sobre o seu perfil profissional.

Luiz Henrique Souza – “Eu comecei no Marriott Copacabana, aos 18 anos. Passei pelo Miramar, Pestana Atlântica, Arena Leme, Arena Ipanema e Arena Copacabana, desempenhando funções de gerente operacional e geral. Depois assumi o Furnas Park Resort, no interior de Minas Gerais, na cidade de Formiga, no ano de 2022. Logo após a saída da Rede Arena, assumi o resort. Em 2023, cheguei à Rede Accor, passando pelo Ibis no início do ano e, poucos meses depois, vindo para o Condotel Mercure Macaé.”

DT – Essa mudança para Macaé foi um grande desafio?

Luiz – “Foi, sim. Quando saí do Rio para assumir o Furnas Park, já foi uma mudança radical. Me mudei com minha família para Minas Gerais. Depois, ao vir para Macaé, foi outra mudança importante. Minha residência fixa é na Gamboa, no Rio de Janeiro, onde tenho comércio e minha esposa tem empresa. Tenho uma filha de nove anos.”

DT – Ao chegar ao Mercure, a marca já estava presente?

Luiz – “Sim. A marca Mercure está estabelecida aqui desde janeiro de 2020. Cheguei com a intenção de expandir a qualidade do serviço, já que estávamos saindo da pandemia e havia necessidade de aprimorar os serviços. Também queria evoluir a estrutura e a manutenção do prédio, trabalho que ficou para nós após a gestão anterior.”

DT – E como foi o início do seu trabalho no hotel?

Luiz – “A transição foi boa. Meu foco inicial foi evoluir na questão estrutural e também na prestação de serviços.”

DT – Quais foram as principais ações no primeiro ano?

Luiz – “Foi um período de renovação. Começamos pelo enxoval, mobília, atualização de sistemas de segurança e incêndio. Não chegou a ser um retrofit, mas foi uma atualização importante para melhorar a percepção do hóspede. No segundo ano, continuamos, pois é um prédio muito grande.”

DT – Quantos apartamentos o hotel possui?

Luiz – “São 165 apartamentos pelo hotel e 108 pelo residencial, totalizando 274 unidades. Temos cinco salas de eventos, uma academia enorme em reforma e uma piscina com mais de 300 mil litros de água. Investimos mais de R$ 1 milhão no sistema central de ar-condicionado, que atende hotel e residencial. Só em trocas e ajustes externos, foram mais R$ 200 a 300 mil.”

DT – O Mercure é considerado o hotel mais estruturado de Macaé?

Luiz – “Exatamente. Estamos no ponto mais alto da cidade, todas as unidades têm vista para o mar. Os quartos são os maiores da cidade, temos uma excelente estrutura de estacionamento, com mais de 100 vagas, e a maior estrutura de eventos, que só perde para o parque de exposições da prefeitura.”

DT – Qual é a capacidade de eventos?

Luiz – “Temos um salão para mais de 500 pessoas e outros quatro salões que comportam de 20 a 70 pessoas. Hoje, todos os grandes eventos corporativos da cidade são realizados aqui. Nossa suíte nupcial, por exemplo, tem 80 m², e a piscina mede 26 m por 9 m.”

DT – E a expectativa para o segundo semestre?

Luiz – “É muito boa. O verão chegando aumenta a procura por lazer. Já temos média de 60% de ocupação garantida até janeiro. Todos os finais de semana até dezembro estão fechados no nosso maior salão para eventos corporativos. Durante a semana, também temos poucas datas disponíveis. O que ainda não temos muito são eventos sociais, porque nossa estrutura é mais voltada para o corporativo.”



Fonte

Veja também

Europamundo anuncia incentivo para trade turístico

Redação

Baleias em Ilhéus movimentam turismo

Redação

Luiz Felipe Pondé no Meeting Festuris 2025 em Gramado

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.