Nordeste Magazine
Entretenimento

Jovem pianista se emociona ao interpretar prelúdio de Chopin de 200 anos

Jovem pianista se emociona ao interpretar prelúdio de Chopin de 200 anos

A música tem um poder incomparável para falar à nossa alma. Ela pode oferecer conforto e catarse, ou nos deslumbrar com sua beleza. Embora esses sentimentos sejam mais comuns em quem ouve música, músicos e intérpretes também conhecem bem seus efeitos. Aliás, a conexão pode ser ainda mais profunda. A pianista japonesa Yumeka Nakagawa personifica isso perfeitamente, como demonstra um vídeo em que ela se emociona ao interpretar uma peça de Chopin, que viralizou no mundo todo.

Jovem pianista se emociona ao interpretar prelúdio de Chopin de 200 anos

A cena ocorreu no 19º Concurso Internacional de Piano Fryderyk Chopin, organizado pelo Instituto Fryderyk Chopin na Sala de Concertos da Filarmônica de Varsóvia. Interpretando o ciclo de 24 Prelúdios de Chopin, Op. 28, Yumeka demonstra maestria e sensibilidade ao tocar as teclas.

Embora seja fácil se deixar levar por sua performance virtuosa, o que realmente se destaca é a conexão da jovem pianista com a música, permitindo-se sentir e se emocionar no palco.

Na metade do concerto, Yumeka toca o Prelúdio, Op. 28, nº 15, também conhecido como “Gota de Chuva“, e o que vinha sendo uma apresentação cativante e comovente se transforma em algo profundamente humano, raramente visto em um contexto tão solene.

A pianista de 24 anos se emociona até as lágrimas, deixando-se levar pela emoção que o prelúdio desperta nela. Não se trata de uma estratégia discreta; em vez disso, Yumeka permite que o som percorra todo o seu corpo, entregando-se completamente a ele.

A cena serve como um testemunho da atemporalidade da música. Embora os prelúdios tenham quase 200 anos, são obras de arte belíssimas, complexas e verdadeiramente atemporais, capazes de conectar o passado ao presente.

Este é, sem dúvida, o exemplo mais perfeito de como a música funciona como uma linguagem universal, não necessitando de palavras para se conectar com quem a ouve.

No fim, Yumeka não venceu a competição; Eric Lu, dos Estados Unidos, saiu vitorioso, enquanto ela foi eliminada na segunda rodada. Contudo, sua obra profundamente comovente inspirou muitos a enxergarem a música clássica sob uma nova perspectiva, uma que demonstra como ela pode ser uma experiência que envolve o corpo todo.

Pode-se argumentar que a pianista talvez não tenha vencido esta competição em particular, mas, no contexto geral, ela saiu vitoriosa.

O MDig precisa de sua ajuda.

Por favor, apóie o MDig com o valor que você puder e isso leva apenas um minuto. Obrigado!

Meios de fazer a sua contribuição:

  1. Faça um doação pelo Paypal clicando no seguinte link: Apoiar o MDig.
  2. Seja nosso patrão no Patreon clicando no seguinte link: Patreon do MDig.
  3. Pix MDig: 461.396.566-72 ou luisaocs@gmail.com





Fonte

Veja também

Bloco do Paredão: confira a nova dinâmica do BBB 26

Redação

Baronesa, a cobra selvagem mais comprida do mundo

Redação

Jonas Sulzbach é o novo líder do BBB 26 depois da Prova de Resistência, que acabou na sexta 13

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.