Contribuintes de Aracaju que desejam pagar o IPTU 2026 em cota única devem emitir a segunda via atualizada do boleto, especialmente aqueles que ainda não receberam os carnês ou que os receberam com atraso.
A orientação é da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).
A medida tornou-se necessária em razão da greve dos Correios e de problemas logísticos enfrentados pela empresa no final de 2025, que impactaram a entrega dos carnês em diversos endereços da capital.
Com a prorrogação do prazo para pagamento da cota única com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro de 2026, os carnês que ainda estão sendo entregues perderam a validade, exigindo a emissão de um documento atualizado.
Quem precisa emitir a segunda via
- Contribuintes que vão pagar em cota única, aproveitando o desconto de 7,5%.
- Quem não recebeu o carnê ou recebeu fora do prazo.
Atenção: quem optar pelo pagamento parcelado pode utilizar o carnê recebido pelos Correios, sem necessidade de emissão de nova via.
Como emitir a cota única atualizada
- Online: pelo Portal do Contribuinte – fazenda.aracaju.se.gov.br
- Presencial: na Semfaz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Segundo o diretor do Departamento de Gestão e Inadimplência, Ademir Desterro, a atualização é fundamental para evitar transtornos:
“A orientação para emissão da segunda via atualizada do IPTU é fundamental para evitar transtornos aos contribuintes, inclusive, podendo pagar via PIX, com o novo QR Code. Com a prorrogação do prazo da cota única e os impactos causados pela greve dos Correios, a atualização do documento garante que o pagamento seja feito com segurança, dentro do novo calendário e sem qualquer risco de inconsistências.”
Canais de atendimento
- Telefone: (79) 3179-1100
- Atendimento presencial: Semfaz, 8h às 16h
Com informações da PMA

