Nordeste Magazine
Agenda

Governo de Sergipe entrega primeira ressonância magnética pública do interior

Governo de Sergipe entrega primeira ressonância magnética pública do interior

Nesta quinta-feira, 25, o governador Fábio Mitidieri entregou, em Itabaiana, o primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública instalado no interior de Sergipe. A solenidade marcou ainda a entrega da reestruturação do Setor de Imagem Flávia Almeida Santana Souza e de uma nova torre de videolaparoscopia para o Hospital Regional de Itabaiana (HRI).

Os investimentos somam R$ 11.627.333,98 e representam um avanço para a assistência em saúde na região agreste, ampliando a capacidade de diagnóstico e fortalecendo a realização de procedimentos minimamente invasivos com tecnologia de última geração.

O novo equipamento de ressonância magnética, adquirido por R$ 10,84 milhões, é fabricado pela Philips e conta com a tecnologia BlueSeal, que proporciona imagens de alta qualidade, redução do tempo de exame em até 50%, maior conforto aos pacientes e recursos de inteligência artificial que contribuem para diagnósticos mais precisos. Para receber o equipamento, o hospital passou por adequações estruturais, com investimento de R$ 290.464 na reforma do Setor de Imagem, que também abriga as salas de endoscopia e colonoscopia. A previsão é que a ressonância entre em funcionamento a partir de 13 de julho, após a conclusão dos treinamentos e protocolos técnicos exigidos pela fabricante.

De acordo com o governador, os investimentos impactam na qualidade de vida da população da região. “Hoje é uma entrega histórica para Itabaiana. Estamos entregando a primeira ressonância magnética pública do interior do estado, além de outros equipamentos que fortalecem ainda mais a estrutura do Hospital Regional de Itabaiana, referência para todo o agreste sergipano. Ficamos felizes por trazer mais saúde e mais qualidade de vida para quem precisa desse atendimento”, disse.

Além da ressonância, o hospital recebeu uma torre de videolaparoscopia, adquirida por R$ 496.869,98. O equipamento permite a realização de cirurgias por vídeo com pequenas incisões, reduzindo o trauma cirúrgico, acelerando a recuperação dos pacientes e proporcionando maior precisão aos profissionais. A tecnologia oferece imagens em resolução 4K e mais de um bilhão de cores, favorecendo procedimentos em diversas especialidades, como cirurgia geral, ginecologia, urologia e cirurgias do aparelho digestivo.

O secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer, ressaltou que os investimentos fazem parte da estratégia de descentralização da assistência especializada no estado. “Esse planejamento do Governo do Estado busca descentralizar a saúde em Sergipe e melhorar o atendimento do SUS no interior. A ressonância traz alta resolutividade para o hospital, reduz a necessidade de transferências de pacientes e abre caminho para a implantação de novas especialidades, como a neurocirurgia”.

Segundo o secretário, a aquisição representa um marco para a rede estadual de saúde, ao ampliar a oferta de exames realizados diretamente pelo Estado. “É a primeira ressonância 100% SUS do interior pertencente ao Estado. Antes, muitos exames dependiam de serviços contratados e os pacientes aguardavam mais tempo. Com equipamentos próprios, a tendência é reduzir cada vez mais esse tempo de espera à medida que a equipe conclui o processo de capacitação e amplia a oferta de exames”.

Parte dos investimentos entregues conta com recursos de emendas parlamentares do senador Laércio Oliveira e do deputado estadual Luizão Donatrampi.

Homenagem

O Setor de Imagem entregue nesta quinta-feira recebeu o nome da enfermeira Flávia Almeida Santana Souza, em homenagem à profissional que dedicou mais de duas décadas ao Hospital Regional de Itabaiana e faleceu em 2020, após contrair Covid-19 durante a pandemia. A homenagem reconhece sua trajetória marcada pelo compromisso com o cuidado aos pacientes e pela dedicação ao serviço público.

Durante a solenidade, o governador também destacou que os investimentos no HRI continuam. A unidade passa por uma ampla reforma do pronto-socorro, que deve ser concluída nos próximos meses. A intervenção prevê ampliação da recepção, construção de novos consultórios, laboratório clínico, áreas de apoio e três salas de observação, totalizando 30 novos leitos, além de um quarto de isolamento e um novo pavimento administrativo.

Referência para Itabaiana e outros 12 municípios da região agreste, o Hospital Regional de Itabaiana realizou, somente neste ano, 68.775 atendimentos e 224.198 exames, entre raio X, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia e exames laboratoriais. Recentemente, a unidade também recebeu o novo Centro de Especialidades Médicas Dr. José Luciano de Siqueira e passou a contar com três novas ambulâncias destinadas à base do Samu 192 em Itabaiana.

Com informações da ASN / Fotos : Arthur Soares



Fonte

Veja também

Galinha Pintadinha apresenta espetáculo “Top 10” no Teatro Tobias Barreto em Agosto

Redação

Prazo para solicitar isenção do IPTU 2027 termina em 30 de junho

Redação

Governador entrega obras de abastecimento em Malhador e Moita Bonita e autoriza rodovia

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.