Tudo começou quando em 2016 o artista Chris Barker teve a ideia de criar a montagem no estilo Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band em dezembro como uma resposta ao clima político e cultural daquele ano, marcado por um alto número de mortes de ícones pop e eventos turbulentos. Após um ano conturbado, que incluiu o voto do Brexit no Reino Unido, a eleição de Donald Trump nos EUA e o falecimento de David Bowie, Chris sentiu que o mundo estava passando por um “luto coletivo” e uma sensação distópica. |

A morte de David Bowie foi a que mais afetou o artista pessoalmente e foi um fator inicial determinante para começar o projeto.
O diretor de arte, pensou em criar algo que refletisse o ano estranho que estava vivendo e decidiu parodiar a capa clássica dos Beatles substituindo as figuras originais por celebridades que morreram naquele ano.
Inicialmente, ele não pretendia continuar o projeto, mas após postar a primeira versão no Tumblr na noite da eleição americana, a imagem obteve milhões de visualizações e, devido à forte repercussão, ele decidiu transformá-la em uma tradição anual.
Assim como fez em anos anteriores, ele criou a décima e última parte da série. Em entrevista ele anunciou que “A Decade In the Lives“, um livro de fotos com toda a coleção, que reúne essas montagens de 2016 a 2025 seria a última.
Com mais de 100 páginas, este livro de arte celebra uma jornada artística de uma década, reunindo pela primeira vez todas as dez imagens do projeto. Cada imagem é acompanhada por legendas detalhadas que identificam cada indivíduo retratado, bem como comentários perspicazes sobre as pessoas e os eventos que as inspiraram.
O MDig precisa de sua ajuda.
Por favor, apóie o MDig com o valor que você puder e isso leva apenas um minuto. Obrigado!
Meios de fazer a sua contribuição:
- Faça um doação pelo Paypal clicando no seguinte link: Apoiar o MDig.
- Seja nosso patrão no Patreon clicando no seguinte link: Patreon do MDig.
- Pix MDig: 461.396.566-72 ou luisaocs@gmail.com

