Representantes da Azul, de BH e do Uruguai (Beatriz do Vale/M&E)

BELO HORIZONTE – Nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, a Azul anunciou uma nova rota internacional saindo de seu segundo principal hub para Montevidéu, capital do Uruguai.

O evento, realizado na capital mineira, no restaurante Parrila del Mercado, reuniu mais de 70 pessoas, entre representantes da companhia área e sua operadora, Azul Viagens, de Belo Horizonte, BH Airport e do Uruguai, assim como operadoras, consolidadoras, agências de viagem e imprensa.

“É mais uma rota internacional que estamos lançando. Um voo para ligar Montevidéu com BH, que é o nosso segundo maior hub. Então é super importante não só para os mineiros, mas mais uma opção para todo o Brasil ir para o Uruguai. Estamos com as melhores expectativas desse voo”, enfatizou Ricardo Bezerra, diretor geral comercial da Azul.

Leia também: Azul registra recorde histórico de passageiros em Minas Gerais em 2025

Maior conectividade

A operação começará oficialmente no dia 4 de março, partindo do aeroporto de Confins para o Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, duas vezes por semana em aeronaves Embraer E2 com capacidade para transportar até 136 clientes. Em primeiro momento às quartas e domingos às 10h15 e retorno nos mesmos dias às 15h40 do Uruguai.

Segundo principal hub

Vale ressaltar que as três rotas da Azul com maior volume de clientes transportados no ano passado foram Campinas-Confins, Recife–Confins, Confins–Congonhas. E, com base nesses resultados e em outras operações sazonais para além das fronteiras, a companhia planeja continuar investindo nesta base mineira.

Confira o que dizem os executivos

“É uma rota que já buscávamos há muito tempo. O BH Airport faz um trabalho incansável e graças aos parceiros que acreditaram na gente neste voo, que não é só um voo de desenvolvimento de turismo, é um voo de desenvolvimento econômico, social, de intercâmbio de culturas, de história, de gastronomia, de tudo que os dois destinos têm de melhor. E que a gente não pare só em Montevideo e que a gente não pare só nas duas frequências”, celebrou Rodrigo Cortês, diretor de operações do BH Airport.

“É uma prioridade dessa gestão, o aprimoramento do ambiente de negócios, a desburocratização, a liberdade econômica e, portanto, o fortalecimento do nosso principal hub hoje, em Minas Gerais, que é o Aeroporto de Confins. E hoje estamos aqui para celebrar a possibilidade de um voo direto para o Uruguai, um país extraordinário que tem uma conexão comercial com o Brasil e com Minas Gerais, que é diferenciada. Então a gente tem um potencial hoje e vamos criar mais conexões diretas de Belo Horizonte para o mundo, expandindo essa rede de negócios que a gente tem aqui”, destacou Mila Corrêa da Costa, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, representando o governador Romeu Zema.

“A possibilidade de conexão entre Uruguai e Minas Gerais foi um sonho do consulado durante muitos anos. Podem contar com a gente para trabalhar em conjunto para que essa rota seja um sucesso, que eu acho que vai ser sem dúvida”, Magister Cristian Pos Dalmás, diretor nacional de Turismo do Uruguai.

“Nós sonhávamos com que isso pudesse acontecer. Se concretizou mais rápido, talvez, do que pensávamos. E com este voo vamos fazer mais coisas aqui em Minas Gerais. Já estamos conversando com a Azul, inclusive, sobre algumas ações concretas”, celebrou Luis Darío Ávila Mendina, Cônsul do Uruguai