O Curta-SE Itinerante de Cinema II abriu inscrições para artistas e grupos de cultura popular dos bairros Centro, 17 de Março, Farolândia, Mosqueiro e Orlando Dantas, em Aracaju.
O projeto será realizado nos meses de março e abril e tem como proposta levar cinema e apresentações artísticas diretamente às comunidades, valorizando os talentos locais e fortalecendo a relação entre arte, território e público.
Realizado pela AVBR Produções, o Curta-SE Itinerante de Cinema II aposta na descentralização cultural e na ocupação dos bairros como espaços de encontro, criação e acesso à cultura.
Além das apresentações artísticas, o projeto também levará a cena do audiovisual sergipano e nacional às comunidades, por meio da exibição de curtas-metragens premiados no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), ao longo de suas diversas edições.
A proposta é ampliar o acesso à sétima arte, alcançando públicos que historicamente não têm contato com o cinema e fortalecendo a formação de plateia nos bairros.
Inscrições e resultado
Podem se inscrever apresentações artísticas, em geral, individuais ou em grupo, como música, dança, manifestações tradicionais, performances e outras expressões ligadas à cultura popular.
As inscrições acontecem de 10 a 20 de fevereiro, por meio de preenchimento do formulário online disponibilizado neste link.
O resultado da seleção será divulgado no dia 2 de março, no perfil oficial da AVBR Produções no Instagram (@avbrproducoes).
Para participar da seleção, os interessados deverão preencher o formulário com informações completas, incluindo:
- dados de identificação do artista ou grupo;
- bairro que representa;
- tempo de atuação no território;
- comprovante de residência ou de atuação cultural no bairro;
- descrição da apresentação artística, com linguagem, duração aproximada e número de integrantes;
- histórico e trajetória artística;
- justificativa para participação no projeto;
- além das necessidades técnicas da apresentação, como uso de som, microfones, instrumentos e demanda de energia elétrica.
As propostas selecionadas serão remuneradas e as apresentações acontecerão no próprio bairro de origem dos artistas ou grupos selecionados, fortalecendo o sentimento de pertencimento e ampliando o acesso à cultura.
Segundo Deyse Rocha, produtora executiva do projeto, a iniciativa reforça o compromisso com a democratização cultural.
“Levar cinema e cultura popular para os bairros é uma forma de descentralizar as ações culturais e valorizar artistas que constroem a identidade cultural da cidade a partir dos seus territórios”, afirma.
O projeto
O Curta-SE Itinerante de Cinema II é uma realização da AVBR Produções, com apoio cultural do Cine Walmir Almeida e da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), da Prefeitura de Aracaju e do Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal.
Assessoria

