São 40 vagas disponíveis entre sopranos, mezzo-sopranos, contraltos, tenores, baixos e barítonos / Foto: Júlia Rodrigues
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), unidade administrada pelo Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), abriu nesta quinta-feira, 29, as inscrições para o Coro Sinfônico Amador da instituição.
Ao todo, estão sendo ofertadas 40 vagas, distribuídas entre os diferentes naipes vocais:
- Sopranos
- Mezzo-sopranos e contraltos
- Tenores
- Baixos e barítonos
Não é exigida experiência prévia nem leitura musical, o que amplia o acesso de interessados da comunidade à formação coral.
Inscrições e audições
As inscrições seguem abertas até o dia 26 de fevereiro, por meio de formulário online, disponível na bio do perfil oficial da Orsse no Instagram.
As audições acontecerão no dia 2 de março, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.
Processo seletivo
O processo de seleção será composto por:
- Teste de aptidão musical;
- Execução à capela de uma peça de livre escolha, do repertório popular ou erudito.
Serão aprovados os candidatos que apresentarem desempenho musical e saúde vocal considerados satisfatórios pela banca avaliadora, formada por profissionais da área, com decisão por consenso.
A lista dos selecionados será divulgada até o dia 4 de março de 2026, nos canais oficiais da Orsse.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Participação e formação
O Coro Sinfônico Amador atua em concertos próprios e também em apresentações conjuntas com a Orsse. Os ensaios ocorrem no período noturno, às segundas, terças e quartas-feiras.
Os integrantes selecionados terão acesso gratuito a:
- Aulas de canto
- Estruturação e formação musical
A participação não prevê bolsa, integrando o trabalho de formação musical comunitária desenvolvido pela Orquestra, com foco no fortalecimento e na ampliação do canto coral em Sergipe.
A orientação vocal do Coro Sinfônico Amador será conduzida pela professora Verônica Santos, enquanto a direção artística da Orquestra Sinfônica de Sergipe é do maestro Guilherme Mannis.
Com informações da ASN

