Nordeste Magazine
Turismo

Embratur destaca avanço do turismo audiovisual e reforça potencial do Brasil como destino internacional

Embratur destaca avanço do turismo audiovisual e reforça potencial do Brasil como destino internacional

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirmou nesta sexta-feira (23), em Madrid, que o Brasil atravessa um momento estratégico de expansão do turismo audiovisual, impulsionado por políticas públicas de incentivo ao setor e pelo crescimento da visibilidade internacional do país por meio de filmes e séries. A declaração foi feita durante debate realizado no estande da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, na programação do CAF 2026 en Fitur, dentro da Feira Internacional de Turismo (Fitur).

Segundo Marcelo Freixo, o audiovisual tem se consolidado como uma ferramenta efetiva de promoção turística e de desenvolvimento econômico para destinos brasileiros. “O audiovisual é capaz de gerar emprego, movimentar a economia local e criar um vínculo emocional com os lugares. O Brasil tem exemplos muito claros de como essa política pública dá resultado, como Cabaceiras, na Paraíba, que se transformou num polo de produções e hoje se desenvolve com essa nova atividade econômica”, destacou.

O painel reuniu Sergio Vilar, diretor global de Policy da Netflix, Lucrecia Cardoso, diretora da OSAI e ex-vice-ministra de Cultura da Argentina, e Ignacio Rey, presidente da FIPCA (Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais). A mediação ficou a cargo de Ángel Cárdenas, gerente de Infraestrutura para o Desenvolvimento da CAF.

Durante o debate, a Netflix apresentou dados que reforçam o impacto direto do conteúdo audiovisual sobre as decisões de viagem. De acordo com pesquisa da plataforma, cada pessoa que assiste a uma produção brasileira tem três vezes mais chance de escolher o Brasil como próximo destino turístico. “O conteúdo tem um poder único de inspirar e influenciar escolhas. Quando uma história conecta, ela não só amplia a presença cultural do país no mundo, como também gera interesse real por visitar aqueles lugares”, afirmou Vilar.

Freixo também ressaltou a parceria inédita firmada entre a Embratur e a Netflix, a primeira da plataforma com um país da América Latina, que resultou no lançamento do portal “Come To Brasil With Netflix”. A iniciativa reúne informações sobre destinos brasileiros associados a produções audiovisuais, ampliando o alcance do país como destino turístico e reforçando o turismo como vetor de desenvolvimento.

Para Ángel Cárdenas, gerente de Infraestrutura para o Desenvolvimento da CAF, a integração entre audiovisual e turismo cria novas oportunidades para a região. “O turismo audiovisual se tornou uma agenda estratégica porque une cultura, economia e visibilidade internacional. Quando um destino aparece na tela, ele pode acelerar investimentos e gerar oportunidades locais”, avaliou.

Lucrecia Cardoso, diretora da OSAI e ex-vice-ministra de Cultura da Argentina, defendeu a importância de políticas públicas estruturadas para o fortalecimento do setor audiovisual. “Quando há estratégia e continuidade, o audiovisual não beneficia apenas a indústria cultural, mas também amplia o alcance dos territórios e fortalece a identidade dos países no cenário internacional”, disse.

Já Ignacio Rey, presidente da FIPCA, destacou o papel da cadeia produtiva do audiovisual no desenvolvimento regional. “As produções movimentam serviços, criam empregos e consolidam ecossistemas criativos. Quando esse trabalho se conecta ao turismo, os resultados são ainda mais amplos e duradouros”, afirmou.

Ao final, Marcelo Freixo ressaltou o excelente momento vivido pelo audiovisual brasileiro, que recebeu cinco indicações ao Oscar 2026, sendo quatro para o filme “O Agente Secreto”. “O turismo também é resultado do respeito internacional que o Brasil conquista. Esse filme, como o Ainda Estou Aqui, fala de um Brasil que vence o autoritarismo, fala de memória e democracia. Quando o mundo vê o nosso país como um defensor da democracia, do diálogo e da convivência entre os povos, isso fortalece a confiança e aumenta o interesse em visitar o Brasil”, concluiu.



Fonte

Veja também

Hopi Hari anuncia nova atração radical inédita no Brasil

Redação

Delta encomenda 31 novos aviões da Airbus para voos de longa distância

Redação

Com 20 milhões de clientes, Azul Fidelidade inaugura nova fase com lounge renovado, benefícios exclusivos e festa para Clientes One

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.