CÓRDOBA – Nesta quinta-feira (25), a Braztoa anunciou oficialmente o destino escolhido para sediar sua próxima Convenção. Em parceria com o Vila Galé Hotéis e o Turismo do Alentejo (ARPT Alentejo), o evento anual da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo de 2026 será realizada no Alentejo, em Portugal.
Ao lado de Marina Figueiredo e Fabiano Camargo, estiveram presentes a gerente de relacionamento do Vila Galé Hotéis, Bruna Farias, e o presidente do ARPT Alentejo, Dr. José Santos, para destacar a importância de receber os operadores que representam o turismo brasileiro em um território autêntico e de grande riqueza cultural e natural.
Segundo o Anuário Braztoa 2025, Lisboa foi a 2ª cidade internacional mais vendida pelos operadores associados, atrás apenas de Orlando, e Portugal se consolidou como o 3º país mais comercializado em 2024. Números que comprovam a força do destino e o interesse crescente e consolidado dos brasileiros pelo país.
“O Brasil representa para o Vila Galé um mercado prioritário. Primeiro, pela nossa presença no país com 12 hotéis, em breve serão 13 com a abertura do Collection Amazônia em Belém, e também pelos fluxos de brasileiros para o Brasil, Portugal e Cuba. Assim, o relacionamento com as operadoras brasileiras é essencial para nós. Receber a convenção internacional da Braztoa nos Vila Galé do Alentejo (Évora e Elvas) será um marco para a promoção do destino no mercado brasileiro. Com a certeza da importância deste evento, iremos acolher todos os participantes no Alentejo e teremos o prazer de lhes mostrar a gastronomia, os vinhos, as paisagens e todo o rico patrimônio histórico da região”, disse Pedro Ribeiro, Sales and Marketing Director do Vila Galé Hotels.
A escolha do Alentejo amplia ainda mais essa conexão. Situada no sul de Portugal, entre o rio Tejo e o Algarve, a região ocupa cerca de um terço do território nacional e combina paisagens extensas, vilas históricas, patrimônio arqueológico e arquitetônico, além de uma reconhecida gastronomia e vinhos premiados. Essencialmente rural, o Alentejo oferece experiências autênticas, unindo turismo de natureza, cultural, gastronomia e enoturismo, que aparecem em destaque no Olhar Braztoa, entre as mais desejadas e as principais tendências.
Com essa parceria, a Braztoa pretende criar um ambiente de imersão para os operadores brasileiros, aprofundar o conhecimento sobre a região, vivenciar suas experiências e promover a conexão direta com empresários e empreendedores locais, gerando novas oportunidades de negócios e fortalecendo ainda mais os laços entre Brasil e Portugal.
“Portugal já tem uma posição consolidada no desejo dos viajantes brasileiros, mas com a escolha do Alentejo queremos ir além, oferecendo aos nossos operadores a oportunidade de vivenciar uma região autêntica, de se conectar verdadeiramente com o destino e com os empresários locais. Nossa intenção é que cada operador volte dessa experiência não apenas com novos produtos, mas com um olhar renovado sobre como destinos genuínos podem se transformar em protagonistas nas prateleiras do mercado. A Convenção será um espaço privilegiado para fortalecer laços, criar novas parcerias e oportunidades de negócios, e com as condições ideais para gerar conexões de valor para todos os participantes: destino, empresários portugueses e nossos operadores.” comentou Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.
A Convenção Braztoa acontecerá de 19 a 23 de outubro de 2026, com hospedagem nos hotéis da Rede Vila Galé na região. Durante o evento, os associados terão acesso a diversas vivências e experiências cuidadosamente selecionadas e organizadas pelo Turismo do Alentejo, com exclusividade aos associados Braztoa, permitindo conhecer em profundidade a oferta e as possibilidades do destino.
“Estamos preparando com muito carinho essa Convenção para vocês. Espero que todos possam participar. Tenham certeza que serão momentos memoráveis”, concluiu Bruna Farias.
Além disso, a programação incluirá encontros técnicos e momentos exclusivos para os associados discutirem estratégias, trocarem experiências e pensarem juntos no fortalecimento do segmento, fortalecendo o coletivo e, ao mesmo tempo, gerando benefícios individuais para todos.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA