Categories: Economia

Zelensky vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai discutir no domingo questões territoriais — principal obstáculo nas negociações para encerrar a guerra — com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enquanto um plano de paz de 20 pontos e um acordo de garantia de segurança estão quase concluídos.

Ao anunciar a reunião, Zelensky disse que “muita coisa pode ser decidida antes do Ano Novo”, uma vez que Washington se esforça para acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia, conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

“Quanto às questões sensíveis: Discutiremos Donbas e a usina nuclear de Zaporizhzhia. Certamente discutiremos outras questões também”, disse o ucraniano a jornalistas em um bate-papo no WhatsApp.

Continua depois da publicidade

Zelenskiy espera convencer Trump a desistir de uma proposta dos EUA que prevê a retirada completa das forças ucranianas de Donbas. Caso não consiga levar os EUA a uma posição “firme” sobre concessões territoriais, disse ele em comentários separados citados pelo Axios, estaria disposto a submeter o plano de paz de 20 pontos liderado por Washington a um referendo — desde que a Rússia concorde com um cessar-fogo de 60 dias para permitir que a Ucrânia se prepare e realize a votação.

Moscou quer que a Ucrânia se retire de trechos da região oriental de Donetsk que as tropas russas não conseguiram ocupar durante quase quatro anos de guerra. A Rússia busca o controle total de Donbas, que compreende as regiões de Donetsk e Luhansk. Kiev quer que os combates sejam interrompidos nas linhas de batalha atuais.

Em busca de um acordo, os EUA propuseram uma zona econômica livre se a Ucrânia deixar a área. A proposta não fornece detalhes sobre como a zona funcionaria.

As questões territoriais continuam sendo um obstáculo para o avanço das negociações. Quaisquer compromissos sobre o território devem ser decididos pelo povo ucraniano em um possível referendo, defende Zelenskiy.

A usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, está localizada na linha de frente e é controlada pelas forças russas.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Embraer planeja centro de manutenção do C-390 na Índia

Embraer e Mahindra anunciam planos para instalar MRO do C-390 Millennium na ÍndiaA Embraer e…

39 minutos ago

Nova Copa do Brasil tenta reforçar espírito democrático e mira recorde de premiações

A Copa do Brasil de 2026 começou nesta semana com status reforçado de competição mais…

56 minutos ago

Rio Open neutraliza mais de 1.800 toneladas de CO₂ e reforça impacto no turismo do Rio

Felipe Meligeni e Marcelo Zormann, Time Brasil – Com recorde de marcas, o evento amplia…

2 horas ago

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

Em quase três meses de funcionamento, o BC Protege+ bloqueou 255,7 mil tentativas de abertura…

2 horas ago

Liza Minelli diz que foi forçada a usar cadeira de rodas no Oscar 2022

Liza Minnelli afirmou que a Academia do Oscar forçou que ela fosse colocada em uma…

3 horas ago

Governo avalia flexibilizar empréstimos do FNAC a aéreas

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, solicitou a Fernando Haddad, ministro da Fazenda,…

3 horas ago