A Cooperativa Vinícola Aurora registrou, em 2025, o maior volume de visitantes de sua história e consolidou-se como um dos principais destinos de enoturismo do Brasil. Ao longo do ano, 260.872 pessoas participaram das 11 experiências oferecidas nas três unidades da empresa na Serra Gaúcha — número superior ao dobro da população de Bento Gonçalves, onde está localizada a sede da cooperativa.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Pioneira no enoturismo brasileiro, a Aurora implantou a primeira atração do segmento no país em 1967. O desempenho de 2025 representa um crescimento de 55% em relação a 2024 e de 7% na comparação com 2023, sinalizando a retomada do turismo após os impactos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio do ano passado.
O avanço está diretamente ligado à ampliação e à qualificação dos roteiros oferecidos, distribuídos entre as unidades Aurora Città e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e a unidade de Pinto Bandeira. Somados os últimos cinco anos, mais de 1,2 milhão de turistas já passaram pelos roteiros da cooperativa.
Para a gerente de Turismo da Cooperativa Vinícola Aurora, Ana Maria De Paris Possamai, os resultados refletem uma estratégia consistente de crescimento. “Ao longo dos últimos anos, criamos novas experiências, abrimos novas unidades e ampliamos nossos espaços. Hoje, o enoturismo é reconhecido como uma ferramenta estratégica para divulgar nossos produtos e ouvir diretamente o consumidor”, afirma.
Em 2025, os meses de julho, novembro e dezembro concentraram o maior fluxo de visitantes, impulsionados pelo turismo de inverno e pelas festas de fim de ano. Para o período da vindima, entre janeiro e fevereiro, a expectativa é receber cerca de 30 mil visitantes. Além de fortalecer a marca Aurora, o crescimento do enoturismo gera impactos diretos na economia local.
“O avanço do enoturismo beneficia a cidade e a região, gerando empregos, movimentando a economia e valorizando produtos e tradições culturais. Também estimula investimentos em infraestrutura, diversifica as fontes de renda e fortalece a imagem de Bento Gonçalves e da Serra Gaúcha como destino turístico”, destaca Ana Maria.
Atualmente, a Cooperativa Vinícola Aurora oferece um dos portfólios de enoturismo mais completos do país, com 11 experiências que incluem visita guiada gratuita, degustação harmonizada com chocolates e piquenique nos vinhedos. “Cada unidade apresenta atrativos distintos, que mostram desde o cultivo da uva no campo até a elaboração das bebidas na cantina”, finaliza a gerente.
Synerjet assina acordo com a Regent Craft para implementar o Seaglider na América do Sul…
A Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que flexibiliza o processo de concessão de licenças, entrou…
A apresentadora Mara Maravilha segue internada, mas deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do…
Imagem de render do hotel N13 – Niemayer 13 (Divulgação/PMM/IA)O prefeito de Maricá, Washington Quaquá,…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) comunicou à Petrobras, nesta quarta-feira…
Trou de Bozouls, ou "Buraco de Bozouls", um grande desfiladeiro em forma de ferradura localizado…