Categories: Economia

Vieira e Rubio dizem que Lula e Trump devem ter reunião em breve

Em declaração conjunta, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, informaram que “mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento”. 

Mauro Vieira e as autoridades norte-americanas reuniram-se nesta quinta-feira (16), na Casa Branca, em Washington, com foco principal nas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

O comunicado diz ainda que as autoridades estão empenhadas em marcar uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.

“O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível”, diz a nota, divulgada em português e inglês. 

Não foi divulgada data ou local do encontro entre os presidentes. Inicialmente, a expectativa era de que o encontro pudesse ocorrer durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, no fim de outubro.

No entanto, conforme informou o chanceler brasileiro em entrevista a jornalistas, as agendas dos presidentes devem determinar o momento mais adequado para a reunião.

A reunião entre Vieira e Rubio marca a retomada do diálogo entre os dois países após meses de tensão diplomática.

As relações entre Brasil e Estados Unidos atravessam um período de instabilidade desde que o governo Trump decidiu impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi justificada pela Casa Branca como uma resposta a uma suposta “politização” do Judiciário brasileiro e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Além do tarifaço, Washington também aplicou sanções financeiras e consulares a autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. As ações foram vistas em Brasília como retaliação política.

O encontro entre Vieira e Rubio é o primeiro de alto nível desde que Trump reassumiu a Presidência dos Estados Unidos, em janeiro. A reunião sinaliza um esforço de reaproximação entre os dois países, iniciado após uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Nova York.

* Com informações de Wellton Máximo



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

O filme que transformou Wes Anderson em fenômeno pop finalmente chegou à Netflix

“Os Excêntricos Tenenbaums”, de Wes Anderson, começa com um gesto que não pede licença: Royal,…

16 minutos ago

Emirates irá reduzir oferta de assentos no Airbus A380

Emirates vai reconfigurar quinze de seus Airbus A380, reduzindo sua capacidade de 615 para 569…

22 minutos ago

Bolsas de NY operam sem sinal único com continuação de liquidação tech

As bolsas de Nova York abriram em direções divergentes nesta terça-feira, 17, com investidores ainda…

42 minutos ago

Após ver a Portela na Sapucaí, Chaiany confunde homenagem a Gilsinho com Péricles, e o cantor brinca

Antes do paredão dessa terça-feira (17), duas sisters tiveram um final de semana inesquecível, indo…

1 hora ago

Amantes de literatura e sonhadores: romance com Amanda Seyfried e Gael García Bernal é pílula de ternura na Netflix

Às vezes, uma viagem que deveria confirmar um amor acaba revelando tudo o que estava…

1 hora ago

Elon Musk propõe túnel ligando Universal Orlando Resort ao Epic Universe

Projeto da The Boring Company avança para fase de negociação contratual (Freepik)Uma proposta de mobilidade…

1 hora ago