Categories: Turismo

Viajantes do exterior recorrem a novos destinos europeus,

Esta nova pesquisa Mabrian e Data Appeal apresentada na Reunião Anual da Comissão Europeia de Viagens que acontece em Pärnu (Estônia),  reflete o papel que os mercados estrangeiros desempenham na redistribuição da demanda geograficamente e superando a sazonalidade, aproveitando a autenticidade e a herança natural única das joias escondidas da Europa.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (com tradução e adaptação para o português)

Pärnu (Estônia), 10 de fevereiro de 2026 — Destinos emergentes em regiões menos conhecidas da Europa — de Norte da Itália, Espanha e Portugal até o sul da Finlândia e Polônia — estão atraindo interesse crescente de viajantes estrangeiros, ajudando a impulsionar tanto a dispersão sazonal quanto geográfica do turismo europeu. Como Esses destinos alternativos captam cada vez mais a demanda externa focada em experiências baseadas na natureza, principalmente durante as estações intermediárias, contribuindo para uma distribuição mais equilibrada dos fluxos de visitantes, segundo novas pesquisas apresentadas pela Mabrian e pela Data Appeal na 11ª Reunião Anual da Comissão Europeia de Viagens (ETC) em Pärnu, Estônia.

Este estudo examina os destinos emergentes que seis mercados-chave no exterior (Austrália, Canadá, China, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos) estão explorando cada vez mais em destinos europeus (1), identificando padrões de viagem que podem ser aproveitados como oportunidades estratégicas para viagens e turismo europeus.

“Nossa Reunião Anual em Pärnu tem como objetivo preparar o turismo europeu para o futuro. Estamos muito felizes em receber a Mabrian e a Data Appeal para trazer as informações mais recentes de Principais mercados internacionais. Esses insights oportunos ajudarão os destinos a se manterem competitivos e oferecer um valor mais equilibrado — entre regiões e estações do ano e partes interessadas”, explica Menno Van IJssel, da Comissão Europeia de Viagens.

Como previsões oficiais da Comissão Europeia de Viagens e da Tourism Economics!, até 2029, mais de 1 em cada 10 viajantes que visitem destinos europeus virá de qualquer um desses seis mercados estrangeiros apresentados nesta análise, e metade deles viajará dos EUA, à medida que a capacidade aérea continua a crescer.

Durante 2025, os assentos aéreos disponíveis em voos diretos desses mercados internacionais para destinos europeus (2) cresceram +5,2%, tornando-os mais acessíveis para demanda de longo prazo. Os EUA, com mais de 36,4 milhões de assentos em voos para destinos europeus, são o mercado internacional mais bem conectado, seguidos pelo Canadá (8,7 milhões de assentos) e China (6,8 milhões de assentos). A capacidade aérea foi reforçada pelos mercados asiáticos, especialmente da China e O Japão aumentou no ano passado em +12,3% e +9,2%, respectivamente; assim como da Austrália (+59,4%), que ainda tem vagas limitadas para a Europa.

Além do Caminho Conhecido: Descobrindo as Alternativas Ocultas da Europa em Destinos Icônicos

Seguindo o padrão de demanda global para a Europa, os principais mercados estrangeiros também estão interessados em visitar os destinos mais renomados em regiões da Itália (Lácio, Toscana, Lombardia, Campânia, Vêneto e Sicília), Espanha (Andaluzia e Catalunha), França (Ille de France) e Grécia (Ática): na verdade, essas 10 regiões representam quase um terço (32,2%) do total de viajantes estrangeiros hospedados em destinos europeus em 2025.

Curiosamente, dados de Mabrian mostram que os destinos que mais crescem na demanda por viajantes estrangeiros refletem várias tendências distintas. Primeiro, há um apelo crescente pelo Norte, com regiões como o sul da Finlândia, Vestland na Noruega, ou regiões do norte na Espanha (Galícia), Itália (Trentino-Alto Adige), França (Normandia e Alsácia) e Portugal (Norte) — oferecendo alternativas atraentes a destinos mais tradicionais tipicamente associados a férias de verão e climas mais quentes.

Outra tendência notável é o crescimento de destinos da Europa Central, incluindo áreas na Croácia e Polônia, junto com a crescente popularidade de destinos costeiros menos movimentados na Grécia (Ilhas Jônicas) e na Turquia (Região de Mármara). Por fim, destinos que representam fortemente o patrimônio cultural europeu são também houve crescente interesse, como a Anatólia Central na Turquia e o Condado de Galway na Irlanda.

Todos esses destinos emergentes compartilham uma característica chave: Embora a cultura continue sendo uma motivação transversal para viajantes estrangeiros, a natureza e o turismo ativo são os principais motores por trás da escolha de Essas alternativas. Dessa forma, “a demanda internacional está se tornando um poderoso motor para diversificar o turismo europeu”, destaca Carlos Cendra, Diretor de Marketing e Comunicações em Mabrian.

Menor sensibilidade à sazonalidade para apoiar estratégias de distribuição da demanda

A análise dos visitantes estrangeiros desses destinos europeus emergentes revela um padrão de viagem moderadamente contrasazonal. Estes Visitantes tendem a evitar os meses de pico — especialmente Julho, e ainda mais marcadamente em agosto—preferindo menstruação nos ombros. Essa tendência é especialmente pronunciada entre viajantes vindos dos mercados asiáticos, destacando oportunidades para marketing de destino e planejamento de capacidade fora do pico tradicional do verão.

Em termos de composição do grupo de viagem, visitantes dos EUA, Canadá e Austrália viajam predominantemente como casais, refletindo padrões semelhantes aos dos viajantes europeus para esses destinos. Em contraste, viajante solo é um segmento-chave para os mercados asiáticos, e representa a maior participação entre os visitantes japoneses e sul-coreanos, seguidos pelos casais, destacando comportamentos de viagem específicos de mercado distintos. Entre os viajantes chineses, 16,5% visitam esses destinos emergentes a negócios, em comparação com 10,5% dos japoneses e 9,4% dos sul-coreanos, indicando que, embora viagens de negócios sejam um segmento relevante a ser considerado Nesses destinos, a demanda de viajantes solo vai além das viagens com propósito comercial.

Em termos de preferências por categorias de hotéis, a maior parcela dos hóspedes 5 estrelas são americanos (5,7% do total de hóspedes do hotel) e japoneses (5,3%). Mercados como Canadá, EUA, China e Coreia do Sul têm uma parcela semelhante de hóspedes escolhendo hotéis 3 e 4 estrelas, enquanto a hospedagem 4 estrelas detém a maior participação na demanda entre australianos e japoneses.

“Esses dados destacam claramente asopundidades tanto para a dispersão territorial quanto sazonal do turismo”, observa um porta-voz de Mabrian. “Para capitalizar as tendências de demanda no exterior e redistribuir visitantes além dos destinos mais frequentados e dos meses de pico da Europa, é essencial que esses destinos alternativos oferecer uma gama abrangente de produtos e serviços turísticos, incluindo acomodações totalmente operacionais, projetadas para atender às preferências e necessidades desses viajantes de longa distância.”

Notas técnicas

(1) Destinos analisados: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Tchéquia, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Montenegro, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, San Marino, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suíça, Turquia e Ucrânia.

(2) A capacidade aérea de países europeus do ETC e da Turquia inclui apenas destinos com voos diretos de pelo menos um mercado-chave internacional em 2025. O seguinte Os países estão excluídos dessa avaliação porque não possuem conexões aéreas diretas entre seus destinos e o principal mercado externo analisado: Bulgária, Chipre, Estônia, Letônia, Lituânia, Mônaco, Montenegro, San Marino, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, e Ucrânia.

Sobre Mabrian

A Mabrian Technologies (Mabrian), parceira global de inteligência de viagens e consultoria em turismo, é uma empresa especializada em fornecer serviços de inteligência de viagens em todo o mundo. Fundada em 2013, Mabrian ingressou na The Data Appeal Company – Almawave Group em 2023.



Fonte

Redação

Recent Posts

Carnaval testa a capacidade operacional e a qualidade do serviço na hotelaria

Integração entre sistemas passa a ser decisiva para manter serviço em alta demanda de Carnaval …

2 minutos ago

INPC de janeiro sobe 0,39% e acumula alta de 4,3% em 12 meses

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu 0,39% em janeiro, após ter marcado…

15 minutos ago

veja qual é a fase lunar desta terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Nesta terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, a Lua está em sua fase minguante —…

51 minutos ago

O Agente Secreto inspira city tour e conecta cinema ao turismo no Recife

“Percebemos um aumento claro na procura por passeios que vão além do convencional. O turista…

1 hora ago

Países terão “ilhas regionais” de IA até 2027, diz Gartner

Os grandes modelos de IA podem ser globais por definição, mas segundo o Gartner, um…

1 hora ago

Carnaval da Gente 2026 em Simão Dias: confira a programação oficial

A Prefeitura de Simão Dias divulgou a programação oficial do Carnaval da Gente 2026. Neste…

2 horas ago