| Nossa Lua passou por muitas transformações nos 4,5 bilhões de anos em que tem sido um satélite da Terra. Nesse tempo todo, a Lua formou-se a partir de um impacto gigante na Terra, foi outrora um oceano de magma derretido, suportou intenso bombardeio, desenvolveu sua crosta, sofreu erupções vulcânicas massivas, tornou-se vulcanicamente inativa, resfriou-se internamente causando contração e falhas geológicas (luaquas) e, lentamente, afastou-se da Terra, tudo isso preservando um registro de impactos perdido na Terra devido à erosão, tornando-se uma cápsula do tempo geológica. |
– “A Lua pode parecer árida e monótona, mas cada uma de suas crateras tem uma história, a história de uma incrível colisão espacial” escreve o Centro Goddard da NASA, prefaciando a animação que dá contexto a este post, que, graças ao Orbitador de Reconhecimento Lunar, nos mostra os vários estágios da formação da Lua, desde seu passado incandescente até o corpo celeste frio e cheio de crateras que que conhecemos e amamos hoje.
Embora a Terra ainda existisse sem a Lua, a verdade é que seria um planeta drasticamente diferente, muito menos estável e provavelmente menos habitável.
À medida que a Lua estabiliza nossa inclinação axial, diminui nossa rotação (criando dias mais longos), impulsiona as marés oceânicas cruciais para os ecossistemas marinhos e influencia o clima, tornando o surgimento de vida complexa, incluindo os humanos, altamente improvável em sua forma atual.
Com efeito, os seres humanos seriam radicalmente diferentes -se é que existiriam- sem a presença da Lua. A influência lunar não se limita apenas às marés; ela é fundamental para a estabilidade do clima, a duração dos dias e o desenvolvimento da vida na Terra.
Estudos sugerem que a vida na Terra teria evoluído de forma muito mais lenta ou diferente, já que as condições ambientais seriam muito mais instáveis e severas.
Em suma, embora a Terra seja um planeta rochoso, as condições específicas que favoreceram a vida como a conhecemos estão profundamente ligadas à influência estabilizadora da nossa Lua.
Por favor, apóie o MDig com o valor que você puder e isso leva apenas um minuto. Obrigado!
Meios de fazer a sua contribuição:
Algumas séries vão além do entretenimento e entram para a história da televisão por sua…
A arrecadação da União com impostos e outras receitas teve recorde em 2025, alcançando R$…
Equipe da Azul reunida no evento de lançamento dos voos (Giulia Jardim/M&E)SÃO PAULO – A…
O diretor brasileiro Adolpho Veloso, de 37 anos, está entre os indicados ao Oscar 2026…
O presidente-executivo da Ryanair afirmou que sua troca de farpas online com Elon Musk na…
O projeto autoral PIF PAF, assinado pelos artistas Ana Gal e Chau do Pife, abre…