Categories: Economia

Varejo cresce 14% na Semana do Cliente e tecnologia lidera compras no fim de ano

O brasileiro já começou a esquentar as baterias para as compras de final de ano. Um levantamento feito pela Getnet, fintech de meios de pagamento do Grupo Santander, mostrou que o faturamento do comércio cresceu 13,94% durante a Semana do Cliente, realizada entre 15 e 21 de setembro, na comparação com igual período de 2024. O resultado foi puxado pelo varejo digital, com alta de 12%, enquanto o comércio físico avançou 9%.

Entre os segmentos, os bens duráveis lideraram a expansão, com salto de 25,52%, evidenciando maior apetite por produtos de maior valor agregado. O setor de calçados também teve bom desempenho, com crescimento de 7,58%. No e-commerce, a categoria Venda de Roupas para Família registrou aumento de 11,12%, reforçando o peso do vestuário nas compras online.

Segundo Rodrigo Carvalho, superintendente de Analytics da Getnet, o resultado reflete a combinação de promoções com o avanço dos canais digitais. “O desempenho observado em diferentes segmentos e canais reforça a importância de estratégias integradas para atender às novas dinâmicas de consumo”, afirma.

Leia Mais: Dólar a R$ 5,47: é hora de comprar dólar para as férias do final do ano?

Fim de ano conectado

Se setembro trouxe impulso para o comércio, as festas de fim de ano devem consolidar novas prioridades de consumo. Um levantamento inédito da plataforma de compra AliExpress aponta que os brasileiros estão direcionando seu foco para a tecnologia e lazer digital.

No levantamento do site, as categorias em maior alta entre junho e agosto foram computadores completos, consoles de videogame, que triplicaram em relação a 2024, além de câmeras de ação panorâmicas e peças de rodas automotivas.

Continua depois da publicidade

Smartphones, acessórios digitais e itens ligados ao estilo de vida online também aparecem entre os favoritos, indicando que os presentes deste Natal tendem a ser mais conectados.

“Tecnologia e entretenimento digital lideram a lista de desejos, mostrando o peso crescente da inovação e do universo gamer no orçamento das famílias”, informa a plataforma em seu relatório.

O que esperar

Com um comércio aquecido em setembro e consumidores mirando produtos de maior valor agregado e tecnologia, varejistas esperam um fim de ano dinâmico, marcado pelo avanço do comércio eletrônico e pela consolidação de novos hábitos de consumo digitais.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

o que muda para os passageiros

A Gol desistiu da fusão com sua concorrente. O anúncio foi feito pela Abra, controladora…

18 minutos ago

Celebrando 50 anos de história, Sakura recebe agências em sua nova sede em São Paulo – M&E

Agências da Integração Trade conheceram de perto a estrutura da nova sede da Sakura em…

47 minutos ago

Gol e Azul encerram acordo de cooperação comercial

A Gol Linhas Aéreas anunciou, por meio da Abras Group, sua holding controladora, o fim…

1 hora ago

Experience USA supera expectativas e projeta expansão da marca

São Paulo (SP) – O primeiro Experience USA, realizado nesta sexta-feira (26) no Tivoli Mofarrej…

2 horas ago

Anvisa determina apreensão de produtos de beleza irregulares; veja marcas

Produtos cosméticos irregulares vendidos no Brasil foram alvo de uma nova determinação da Agência Nacional…

2 horas ago

Ministro do Turismo, Celso Sabino, anuncia saída do governo Lula

O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta sexta-feira (26) que deixará o comando da…

3 horas ago