Categories: Turismo

Unedestinos destaca integração público-privada no turismo

O Brasil recebeu entre janeiro e julho de 2025 quase seis milhões de visitantes internacionais, consolidando-se como um dos destinos mais relevantes do turismo mundial. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram exatamente 5.952.254 chegadas, número que representa um crescimento expressivo de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Unedestinos 

O resultado equivale a duas vezes a população do Distrito Federal e reforça a percepção de que o país vive um momento de fortalecimento no cenário internacional. Apenas em julho, desembarcaram 620.143 turistas estrangeiros, alta de 41,9% frente a 2024, impulsionada pelas ações de promoção do governo federal no exterior e pela maior oferta de voos internacionais.

Avaliação da Unedestinos

Para a União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos), o desempenho confirma o potencial do Brasil como destino competitivo. “Os números demonstram a relevância do Brasil como destino competitivo e indicam que a integração entre setor público e privado tem papel essencial para consolidar esse crescimento”, avalia o presidente da entidade, Toni Sando.

A entidade destaca ainda que o fluxo internacional está diretamente ligado ao esforço conjunto entre Embratur, Ministério do Turismo, governos estaduais e setor privado, que vêm intensificando campanhas em mercados estratégicos como Estados Unidos, Argentina, Portugal e Espanha.

Turismo doméstico também em alta

O levantamento do IBGE aponta que o turismo interno segue em ritmo de crescimento. Entre janeiro e julho, a atividade avançou 6,6% em comparação com o mesmo período de 2024. Dos 17 estados analisados, 14 registraram alta. Os destaques ficaram para:

Esses números revelam não apenas a força dos destinos tradicionais, mas também a busca crescente por novas experiências e produtos turísticos.

Planejamento conjunto

A Unedestinos integra a Câmara Temática de Desenvolvimento do Turismo Doméstico, fórum que reúne mais de 30 instituições voltadas à criação de estratégias para diversificação da oferta, inovação de produtos e ampliação da competitividade.

Segundo Toni Sando, a participação nesse espaço reforça a importância da articulação permanente entre os diferentes atores do setor. “A Câmara é um espaço fundamental para alinhar propostas e buscar soluções que fortaleçam tanto o turismo doméstico quanto o internacional. O crescimento registrado em 2025 mostra que esse trabalho é essencial para ampliar o fluxo de visitantes e consolidar os destinos brasileiros”, conclui.



Fonte

Redação

Recent Posts

Orquestra Sinfônica de Sergipe abre inscrições para vaga de violista chefe de naipe

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) abriu, nesta sexta-feira (13), as inscrições para processo seletivo…

29 minutos ago

Baseado em obra de Ivan Turgenev, curta indicado ao Oscar 2026 chega à Netflix

Em “Os Cantores”, dirigido por Sam A. Davis e estrelado por Michael Young, Chris Smither…

30 minutos ago

Festival Carvalheira na Ladeira promete agitar o carnaval de Olinda; Confira o line-up

O Festival de Carnaval chega para mais uma edição de sucesso e reúne Ne-Yo, Gusttavo…

32 minutos ago

BC registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (13) que 5.290 chaves Pix de clientes do Banco Agibank…

50 minutos ago

Casado com brasileira, cantor dos Lemonheads é acusado por fã de enviar “nudes” não solicitados

Uma fã da banda Lemonheads acusou o vocalista Evan Dando de lhe enviar uma série…

2 horas ago

Se você gostou de “A Origem”, de Christopher Nolan, este filme da Netflix é o próximo da sua lista

Muitas vezes perdidos entre dois mundos, o real e o reino das aparências, somos instados…

2 horas ago