Um dos pilares da economia britânica, o turismo movimenta £147 bilhões por ano no Reino Unido, o equivalente a 5% do PIB nacional. Os dados constam no relatório Valor econômico do turismo no Reino Unido, recém-divulgado pelo VisitBritain/VisitEngland, e consideram tanto os impactos diretos quanto os efeitos indiretos ao longo da cadeia produtiva.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
O estudo revela que o setor supera, em tamanho, os segmentos de seguros e previdência somados e emprega mais pessoas do que esses dois setores combinados ao de serviços financeiros. Somente em 2024, o turismo gerou £52 bilhões em receitas fiscais para o governo britânico — valor superior à metade dos gastos com salários do NHS, o sistema público de saúde da Inglaterra.
Além da força econômica, o turismo se destaca como grande empregador. Atualmente, o setor sustenta cerca de 2,4 milhões de postos de trabalho, o equivalente a quase um em cada 15 empregos no país. A presença é capilarizada: ao menos 5% dos empregos em todas as regiões e nações da Grã-Bretanha estão ligados à atividade turística. A expectativa é de que o setor gere mais 175 mil novos empregos até 2030.
As projeções indicam crescimento acima da média da economia britânica. Até 2030, o valor total da atividade turística deve alcançar £161 bilhões, em valores corrigidos para preços de 2024 — um avanço real de 9,3%, frente à estimativa de 8,8% para a economia como um todo. O turismo internacional deve liderar esse movimento, com acréscimo de £9,4 bilhões entre 2024 e 2030, alta de 32%.
Os turistas brasileiros fazem parte desse cenário positivo. Em 2024, o Brasil ocupou a 25ª posição entre os principais mercados emissores de visitantes para o Reino Unido e a 23ª colocação em volume de gastos. Para 2026, o VisitBritain projeta 329 mil visitas de brasileiros ao país, crescimento de 4% em relação a 2025, além de £382 milhões em gastos — alta estimada de 7%. No ranking geral, o Reino Unido foi o nono destino internacional mais visitado por turistas brasileiros em 2024.
A ministra do Turismo do Reino Unido, Stephanie Peacock, destacou o peso estratégico do setor. “O Reino Unido é um dos destinos mais visitados do mundo, combinando cultura, patrimônio histórico, belezas naturais e comunidades costeiras. Sem a força de trabalho por trás do turismo, essa indústria não teria alcançado o patamar atual”, afirmou.
Segundo ela, o governo pretende apresentar ainda na primavera um plano conjunto de crescimento para o setor.
A CEO do VisitBritain/VisitEngland, Patricia Yates, reforçou a relevância do turismo para o desenvolvimento regional. “O turismo é uma das indústrias mais valiosas do Reino Unido, impulsionando o crescimento econômico em todas as nações e regiões e sustentando cidades, negócios de hospitalidade, instituições culturais e comunidades locais”, disse.
Ela alertou, porém, para desafios como a queda das viagens domésticas, o aumento dos custos operacionais e a concentração das visitas internacionais em Londres.
O relatório também destaca o papel do turismo interno no fortalecimento de destinos rurais e costeiros. Atualmente, 84% dos gastos com viagens domésticas com pernoite ocorrem fora de Londres. Converter apenas 10% do que os britânicos gastam em férias no exterior para viagens dentro do país poderia injetar £8 bilhões adicionais por ano na economia. Ainda em 2025, o VisitEngland deve lançar uma campanha piloto para estimular viagens aos destinos costeiros do Noroeste da Inglaterra.
No cenário internacional, os Estados Unidos seguem como principal mercado emissor, com previsão de £7,6 bilhões em gastos no Reino Unido em 2026. Mercados emergentes como China e Índia devem crescer a uma taxa combinada de 12% ao ano até 2030. Já nos países do Golfo, o Reino Unido concentra cerca de 30% das viagens à Europa Ocidental realizadas por turistas de alto poder aquisitivo, como os do Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
As conclusões do estudo — desenvolvido em parceria com a Oxford Economics — estão sendo compartilhadas com o governo britânico para embasar políticas públicas e acompanhar a evolução do setor ao longo do tempo, em linha com o papel institucional do VisitBritain.
“Ruído Branco” acompanha Jack Gladney (Adam Driver), um professor universitário que fala de morte com…
Boeing projeta que Índia e Sul da Ásia precisarão de 141.000 novos profissionais da aviação…
Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…
Após shows de enorme sucesso em território brasileiro, Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon…
A cada filme, Luca Guadagnino prova que é um dos diretores mais subversivos do cinema…
Leilão do Aeroporto do Galeão avança com início do roadshow (Divulgação: MPor)O Ministério de Portos…