Categories: Turismo

Turismo em Minas Gerais cresce e supera média nacional

O volume de atividade turística em Minas Gerais registrou alta de 0,3% em novembro, na comparação com outubro, que já havia apresentado crescimento de 0,5% em relação a setembro. Com isso, o setor acumula três meses consecutivos de avanço no estado, com trajetória positiva desde setembro.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Fecomércio MG

Os dados fazem parte de análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, elaborada a partir dos números mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. No cenário nacional, o turismo avançou 0,2% em novembro, desempenho inferior ao observado em Minas Gerais.

Na comparação anual, entre novembro de 2025 e o mesmo mês de 2024, o turismo mineiro apresentou retração de 5,4%. O resultado contrasta com o desempenho do ano anterior, quando o setor havia registrado aceleração de 4,6% frente a novembro de 2023. No Brasil, a comparação anual aponta crescimento de 2,1%.

Para Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, o desempenho mensal do estado, superior à média nacional em 0,1 ponto percentual, indica um cenário relativamente mais robusto. Segundo ela, o resultado reflete, em parte, a influência de datas relevantes do calendário varejista, como a Black Friday, tradicionalmente realizada em novembro.

“Esse resultado evidencia um desempenho mais forte do que o observado no país nessa base de comparação. A Black Friday contribuiu para um maior dinamismo econômico, beneficiando não apenas o comércio, mas também o setor de serviços, com destaque para o turismo”, avalia a economista.

No acumulado de janeiro a novembro de 2025, Minas Gerais registra queda de 3,9% no volume de atividade turística. No mesmo período, o turismo nacional apresentou crescimento de 5,0%. Já no acumulado de 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o setor turístico mineiro recuou 3,0%, enquanto a média nacional avançou 5,5%.

Sobre a Fecomércio MG

A Fecomércio MG é a principal entidade representativa do comércio de bens, serviços e turismo em Minas Gerais, reunindo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Presidida por Nadim Elias Donato Filho, a Federação atua como porta-voz do empresariado mineiro, promovendo o diálogo com o poder público e a sociedade.

A entidade também é responsável pela administração do Sesc e do Senac no estado, fortalecendo a oferta de serviços voltados a trabalhadores, empresários e à comunidade. Com 87 anos de atuação, a Fecomércio MG tem ampliado sua presença na agenda pública desde 2022, contribuindo para o debate sobre o papel estratégico do setor no desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Em articulação com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Federação defende melhores condições tributárias, celebra convenções coletivas e oferece benefícios voltados ao fortalecimento do comércio, dos serviços e do turismo no estado.



Fonte

Redação

Recent Posts

Avianca inclui bagagem de mão em voos internacionais

A Avianca anunciou mudanças em sua estrutura tarifária para voos internacionais nas Américas. A partir…

2 minutos ago

Vendas de veículos novos caem 0,38% em janeiro, diz Fenabrave

As vendas de veículos novos no Brasil caíram 0,38% em janeiro, na comparação com o…

7 minutos ago

Lucro da Latam sobe quase 50% em 2025

Latam Airlines registra lucro de US$ 1,46 bilhão, valor equivalente a R$ 7,7 bilhões, em…

1 hora ago

Zema diz que se sente honrado, mas que não recebeu proposta para ser vice de Flávio

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que se sente honrado pela cogitação,…

1 hora ago

Maxiane cogita não vetar mais Ana Paula da sua festa e mira em outro alvo; saiba qual

Ao que parece,  Maxiane mudou o alvo que vai ser vetado de sua festa nesta…

2 horas ago

“O FNAC não pode alterar a dinâmica competitiva do setor”, diz Jerome Cadier, da Latam

Jerome Cadier, CEO da Latam BrasilA Latam avalia de forma positiva a criação do FNAC…

2 horas ago