Nordeste Magazine
Turismo

Turismo em Cabo Frio ganha novo modelo de gestão

Turismo em Cabo Frio ganha novo modelo de gestão

O Ministério do Turismo firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio (RJ). O objetivo é descentralizar a fiscalização dos prestadores de serviços turísticos por meio do Cadastur.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Na prática, a medida transfere parte da responsabilidade para o município, o que garante mais autonomia e agilidade na gestão do setor. A iniciativa é considerada estratégica diante da dimensão territorial do Brasil e busca aproximar a fiscalização da realidade local.

Com o acordo, fiscais municipais poderão atuar diretamente junto aos prestadores, aumentando a eficiência, incentivando boas práticas e reforçando o cumprimento das normas. Para Cabo Frio, um dos destinos mais procurados do estado do Rio, a medida é vista como oportunidade de ordenar melhor o setor e consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.

Benefícios para o trade e para o turista

O Cadastur é gratuito e obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos e guias de turismo. Outras atividades podem se registrar de forma opcional.

O cadastro garante atuação legal, amplia a visibilidade das empresas e facilita o acesso a linhas de financiamento. Para o turista, o sistema é uma ferramenta de consulta que oferece mais segurança na hora de escolher serviços. Mais informações estão disponíveis em: cadastur.turismo.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur



Fonte

Veja também

Ceará fecha 12 meses com 7,3% de alta no turismo

Redação

Força Aérea Canadense adota manutenção digital no programa FAcT

Redação

Show de Shakira em Praia de Copacabana impulsiona turismo latino em 2026, diz Mais Brasil Viagens

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.