Categories: Turismo

Turismo de Gramado cresce 26% e Natal Luz deve atrair 2,8 milhões de visitantes

O Turismo, responsável por cerca de 90% da economia de Gramado, vive um momento de forte recuperação e crescimento. De acordo com o boletim divulgado pelo Observatório de Turismo de Gramado, órgão vinculado à Secretaria de Turismo, o fluxo de visitantes entre janeiro e agosto de 2025 aumentou 26,53% em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando um avanço consistente após o impacto das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.

Os dados, que combinam medições por celulares conectados à rede local e fluxo de veículos nos pedágios de acesso à cidade, apontam também um crescimento de 16,6% nas visitas em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. A expectativa para o último trimestre é otimista: o Natal Luz, principal evento do destino, deve atrair 2,8 milhões de visitantes até 18 de janeiro de 2026.

Segundo Cláudio Duarte, presidente do Sindicato de Turismo da Região das Hortênsias, a taxa média de ocupação hoteleira em novembro já está próxima de 80%. “Esperamos chegar perto dos 100% até dezembro. Este ano pode ser histórico para o turismo de Gramado”, afirmou.

O relatório mostra que o número de turistas vindos de outros estados brasileiros mais do que dobrou, com aumento de 102,7% em relação a 2024. Santa Catarina segue como o maior emissor de visitantes no acumulado do ano, enquanto São Paulo liderou nos meses de junho, julho e agosto, com mais de 133 mil turistas.

No cenário internacional, o crescimento também é expressivo: o volume de estrangeiros aumentou 41,9% em um ano. Argentina e Uruguai permanecem entre os principais mercados emissores, agora acompanhados por Paraguai e Estados Unidos, que completam o Top 4 de origens internacionais e somam 64,5% dos visitantes estrangeiros em agosto.

A movimentação rodoviária reforça a tendência de alta. O pedágio da RS-235, na ligação com Nova Petrópolis, registrou aumento de 16,6%, enquanto o da RS-115, em Três Coroas, cresceu 3,9% no mesmo período.

Outro dado relevante é o aumento da média de pernoites, que passou de três em 2023 para 4,5 em 2025. Em agosto, foram contabilizados mais de 730 mil pernoites, alta de 32,1% em comparação ao ano anterior, considerando hospedagens em hotéis, pousadas e imóveis de aluguel por temporada.

Para Ricardo Bertolucci, secretário municipal de Turismo, os resultados refletem um amadurecimento do destino. “A cidade está cheia, mas não sobrecarregada. Estamos alcançando um modelo mais sustentável de turismo, que gera valor econômico sem comprometer a infraestrutura e o bem-estar de moradores e visitantes”, destacou.



Fonte

Redação

Recent Posts

Bolsa bate recorde e dólar cai para R$ 5,17 com fim de tarifaço

A decisão de Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar a maior parte do tarifaço…

4 minutos ago

Falha mecânica é descartada em helicóptero que fez pouso forçado no mar do Rio

Inspeções em unidades do Airbus H160, modelo cuja unidade que fez pouso forçado no mar…

47 minutos ago

Trump diz ter assinado decreto que impõe tarifa global de 10% sobre importações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que assinou documentos para impor…

1 hora ago

Air France-KLM promove 1 novo head e muda estrutura de vendas no Brasil

Mudança passa a valer em março após saída de executivo com mais de duas décadas…

2 horas ago

CNI diz que acompanha com atenção decisão da Suprema Corte dos EUA

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta sexta-feira (20) que acompanha com “atenção e…

2 horas ago

CEO da Netflix diz que James Cameron faz “campanha de desinformação para a Paramount”

O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse que James Cameron faz "campanha de desinformação para…

3 horas ago