O turismo brasileiro segue em trajetória de expansão e registrou crescimento de 6% no acumulado de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente em agosto, o índice de atividades turísticas avançou 4,6% sobre igual mês de 2024, marcando o 15º resultado positivo consecutivo.
O desempenho foi impulsionado principalmente pelos setores de transporte aéreo de passageiros, hospedagem, serviços de reservas, bufês e restaurantes. Entre os 17 estados analisados, 14 apresentaram alta, com destaque para Rio de Janeiro (12,6%), Rio Grande do Sul (11,7%), Bahia (7,9%), Ceará (8,0%), São Paulo (5,9%) e Paraná (5,8%).
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números reforçam a força do setor na geração de emprego e renda. “Recebemos mais um resultado do turismo brasileiro com grande satisfação. É um crescimento expressivo, que movimenta a economia e cria oportunidades. Vamos seguir investindo para manter o turismo como um dos motores do desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE oferece um panorama detalhado do desempenho do turismo e serve de base para políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor.
Recorde histórico de visitantes
Além do avanço nas atividades internas, o Brasil registrou em setembro o maior número de chegadas de turistas internacionais da série histórica para o mês: 570.934 visitantes, um aumento de 28,2% frente a 2024. No acumulado de janeiro a setembro, o país recebeu 7,09 milhões de estrangeiros, 45% a mais que no mesmo período do ano passado.
Com esse resultado, o Brasil superou a meta anual do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que previa 6,9 milhões de turistas internacionais até o fim de 2025, ultrapassando o objetivo três meses antes do previsto e consolidando um novo recorde histórico para o setor.

