O foco dos mercados nesta quarta-feira (21) estará no discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, às 10h30 (horário de Brasília) no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Na véspera, Trump intensificou sua pressão para adquirir a Groenlândia e ameaçou impor tarifas de 200% sobre o vinho e o champanhe franceses, depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, teria recusado um papel no “Conselho de Paz” proposto por Trump para Gaza.
Já a Suprema Corte dos EUA realiza às 12h uma audiência sobre a tentativa de demissão da diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook, por Trump, em um caso que pode estabelecer proteção legal aos membros do Fed e testar, de forma histórica, a independência do banco central.
A temporada de balanços também segue no radar, depois que as ações da Netflix caíram no after-market, após a gigante do streaming apresentar uma projeção cautelosa para os próximos meses, citando maiores gastos com programação e o custo de conclusão do acordo com a Warner Bros. Hoje, Charles Schwab e Johnson & Johnson divulgam seus números do 4º trimestre.
Aqui no Brasil, será divulgado hoje o índice de Fluxo Cambial e o Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas. Em outubro, o monitor mostrou queda de 0,3% da atividade econômica em com o mês anterior. Na comparação anual, a economia cresceu 1,0% em outubro e 1,5% no trimestre findo em outubro. A taxa acumulada em 12 meses até outubro foi de 2,3%.
Em simultâneo, na terça-feira, o Ibovespa renovou recordes intradia e de fechamento nesta terça-feira, 20. Da mínima à máxima da sessão, oscilou de 163.574,67 a 166.467,56 pontos, partindo de abertura a 164.846,22. Ao fim, marcava 166.276,90 pontos, alta de 0,87%, com giro financeiro de R$ 23,5 bilhões. Na semana, o Ibovespa soma 0,90% e eleva o ganho do mês e do ano para 3,20%.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, tem reunião marcada às 11h com Jorge Oliveira, vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, para tratar de assuntos institucionais. O encontro será fechado à imprensa.
Continua depois da publicidade
O presidente Lula inicia a agenda às 10h com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Às 11h, recebe a chefe do Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Sandra Brandão. Às 14h40, tem reunião com o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcelo Weick. Em seguida, às 15h, encontra-se com o ministro da Educação, Camilo Santana, para a assinatura da mensagem ao Congresso Nacional que encaminha a medida provisória do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica. Às 16h, Lula se reúne com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e, às 17h, com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Brasil
14:30 – Indicador: Fluxo cambial
Período: Semanal
Previsão: —
Estados Unidos
12:00 – Indicador: Gastos com construção
Período: Outubro
Previsão: +0,1%
12:00 – Indicador: Moradias pendentes
Período: Dezembro
Previsão: +0,4%
Continua depois da publicidade
18:30 – Indicador: Estoques de petróleo (AIE)
Período: Semanal
Previsão: —
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou com uma nova onda de tarifas comerciais sobre algumas nações europeias até que ele tenha permissão para assumir o controle da Groenlândia.
A França apoia a suspensão de um acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, disse o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noel Barrot, ao Parlamento do país nesta terça-feira, com a intensificação da disputa sobre o futuro da Groenlândia.
Continua depois da publicidade
Milhares de trabalhadores e estudantes dos EUA participaram de manifestações por cidades e campi universitários nesta terça-feira em oposição às políticas de imigração do presidente Donald Trump.
No primeiro aniversário do segundo mandato de Trump, protestos surgiram em todo o país contra sua agressiva repressão à imigração, que causou indignação depois que agentes federais arrastaram uma cidadã norte-americana de seu carro e mataram a tiros a ativista Renee Good em Minneapolis nas últimas semanas.
O Ministério Público Federal (MPF), a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública recomendaram à rede social X que impeça o uso do Grok, chatbot de inteligência artificial da empresa, para a geração de conteúdos sintéticos de caráter sexualizado a partir de imagens de pessoas reais, disse o MPF nesta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Expedidas após denúncias de geração de conteúdos do tipo, as recomendações incluem a implementação imediata de medidas para impedir que o Grok gere novas imagens, novos vídeos ou novos arquivos de áudio “que representem crianças e adolescentes em contextos sexualizados ou erotizados, ou que representem pessoas naturais maiores de idade identificadas ou identificáveis, em contextos sexualizados ou erotizados, sem sua autorização”, disse o MPF.
A China decidiu reabrir seu mercado para importação de carne de frango do Estado do Rio Grande do Sul, encerrando uma suspensão imposta em 2024, informaram nesta terça-feira o Ministério da Agricultura brasileiro e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
A China é um dos principais destinos das exportações brasileiras de frango. O embargo foi inicialmente imposto em julho de 2024, após a confirmação de um caso de doença de Newcastle em uma granja comercial no Estado.
Continua depois da publicidade
A aquisição da geradora de energia Emae pela companhia de saneamento Sabesp recebeu aprovações nesta terça-feira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em derrotas para o fundo Phoenix, do empresário Nelson Tanure, que tentava barrar a operação e ainda a contesta judicialmente.
A Sabesp anunciou em outubro do ano passado que havia assinado acordo para assumir o controle acionário da Emae, mas sem que houvesse envolvimento direto do Phoenix, que comprou a Emae em leilão em 2024. O acordo foi fechado pela companhia com o Vórtx, agente fiduciário que passou a deter ações da Emae após o vencimento antecipado de debêntures emitidas pelo Phoenix. Os papéis da geradora haviam sido dados em garantia pelo fundo na emissão da dívida.
(Com Agência Brasil, Reuters, O Globo e Estadão Conteúdo)
O Ministério Público do Rio (MP-RJ) denunciou o ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e outras dez…
Com embarque no dia 8 de dezembro, a viagem entre o Chile e a Argentina…
Estrelado por Helena Ranaldi, Fernanda Nobre e Ana Rosa, o espetáculo Três Mulheres Altas, vai…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult Aju), publicou o…
Em “007 Contra o Spectre” (2015), Sam Mendes coloca James Bond novamente em movimento a partir de…
WASHINGTON, 22 Jan (Reuters) – Os Estados Unidos continuam comprometidos com a implementação do acordo…