Categories: Economia

Trump diz que próxima ofensiva no Caribe vai mirar tráfico terrestre de drogas

A crise entre Estados Unidos e Venezuela vem se intensificando nos últimos dias após o envio de navios americanos à costa venezuelana, em uma operação voltada ao combate a cartéis de drogas na região. Neste domingo (5), o presidente americano Donald Trump afirmou que o tráfico de drogas terrestre será o foco da próxima ofensiva militar no Caribe.

Em discurso à Marinha, o líder republicano disse que forças americanas atingiram outra embarcação supostamente transportando drogas na costa da Venezuela na noite de sábado (4). Não ficou claro, no entanto, se ele se referia ao ataque anunciado na sexta-feira (3) pelo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth.

Autorização para ataques na costa da Venezuela

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, disse que tem todas as autorizações para permitir ataques no Caribe por parte das forças armadas dos EUA contra embarcações que transportaram drogas ilegais na costa da Venezuela.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Hegseth fez a afirmação em uma entrevista à Fox News transmitida no domingo. Os Estados Unidos mataram quatro pessoas em um ataque na sexta-feira, pelo menos o quarto ataque desse tipo nas últimas semanas.

“Temos todas as autorizações permitidas. Eles são designados como organizações terroristas estrangeiras”, disse Hegseth em uma entrevista no programa “The Sunday Briefing” da Fox News.

Hegseth e o presidente Donald Trump não forneceram provas das evidências de que os barcos vistos transportavam drogas. Trump disse ao Congresso na semana passada que havia determinado que os EUA estavam em “um conflito armado não internacional” com os cartéis de drogas, sem fornecer nenhuma nova justificativa legal.

Continua depois da publicidade

Apoio russo a Venezuela

Após ataques dos EUA a embarcações perto da Venezuela, o chanceler russo Sergei Lavrov expressou “total apoio e solidariedade” a Caracas. Segundo o governo venezuelano, Moscou reforçou o compromisso de manter a América Latina e o Caribe como uma “Zona de Paz”.

“Os ministros expressaram séria preocupação com a escalada das ações de Washington no Mar do Caribe, o que poderia ter consequências de longo alcance para a região”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado.

Quatro pessoas foram mortas no ataque de 3 de outubro contra a embarcação que Washington acusou de transportar “quantidades substanciais de narcóticos – com destino à América para envenenar nosso povo”.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

EUA atacam mais de 30 alvos do Estado Islâmico na Síria, diz exército

O Comando Central dos EUA informou no sábado que realizou 10 ataques contra mais de…

14 minutos ago

Suspense com Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo é obra-prima surpreendente e perturbadora na Netflix

Em “Ilha do Medo”, o agente Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio), chega a Shutter Island ao…

50 minutos ago

Galo da Madrugada arrasta 2,5 milhões de foliões e mantém protagonismo no Carnaval

Foliões tomam o centro do Recife no maior bloco do mundo (Wesley D’Almeida/PCR)RECIFE – O…

56 minutos ago

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, vencedor de inédita medalha de ouro para o Brasil

Lucas Pinheiro Braathen carrega no nome sua dupla nacionalidade. Filho de pai norueguês e mãe…

1 hora ago

Festival Rec-Beat começa neste sábado no Recife, celebrando 30 anos

No começo da noite deste sábado (14) gordo de Carnaval, o Cais da Alfândega, no…

2 horas ago

A joia escondida da Netflix: um filme delicado que quase ninguém viu

A família Hall vive com conforto e negocia obras de arte de alto valor, mas…

2 horas ago