O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (8) que Israel e Hamas concordaram com a primeira fase de um plano de paz para Gaza.
Segundo ele, o acordo prevê a libertação de todos os reféns “muito em breve” e a retirada das tropas israelenses para uma linha previamente acordada.
A declaração foi feita em sua rede social, Truth Social, e celebrada como “um grande dia para o mundo árabe e muçulmano, Israel, nações vizinhas e os Estados Unidos”.
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
Trump agradeceu aos mediadores do Catar, Egito e Turquia pelo papel nas negociações, que ocorreram em Sharm El-Sheikh, no Egito.
O anúncio acontece dois anos e dois dias após o início da ofensiva israelense em Gaza, desencadeada pelo ataque de 7 de outubro de 2023, quando militantes liderados pelo Hamas mataram cerca de 1.200 pessoas e sequestraram 251.
Desde então, mais de 67 mil palestinos foram mortos, segundo o Ministério da Saúde administrado pelo Hamas.
Continua depois da publicidade
O clima de expectativa aumentou quando o secretário de Estado, Marco Rubio, entregou a Trump um bilhete durante um evento na Casa Branca, informando que o acordo estava “muito próximo”.
A Casa Branca confirmou que o presidente considera viajar ao Oriente Médio nos próximos dias, possivelmente incluindo visitas ao Egito e, eventualmente, à Faixa de Gaza.
Empresa converterá alguns Airbus A319 em aviões-tanque com capacidade mínima de 17.000 litros de retardanteA…
Por Lisa JuccaBORMIO, ITÁLIA, 14 Fev (Reuters) – O esquiador alpino Lucas Pinheiro Braathen fez…
Maria Elisa Curcio, Diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da Latam Brasil (Divulgação/Latam)A Latam…
Durante a Corrida do Ouro, dizia a lenda que a melhor forma de enriquecer não…
Edilson ‘Capetinha’ se pronunciou pela primeira vez após ter sido expulso do BBB 26. Em…
Em “Mensagem Pra Você”, sob direção de Nora Ephron, Kathleen Kelly (Meg Ryan), dona de…