A Casa Branca anunciou a criação de um órgão batizado de “conselho da paz” para supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza e a administração de transição do território, após cessar-fogo firmado no fim do ano passado. O colegiado será presidido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
De acordo com comunicado divulgado nesta sexta-feira (16), farão parte do conselho o secretário de Estado americano, Marco Rubio, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, o genro de Trump, Jared Kushner, e o enviado especial Steve Witkoff.
Pelo plano apresentado, o “conselho da paz” ficará responsável por acompanhar obras de reconstrução, reorganização administrativa e arranjos políticos em Gaza, em coordenação com Israel, países árabes e a comunidade internacional.
“Os Estados Unidos seguem totalmente comprometidos em apoiar esse arcabouço de transição, trabalhando em estreita parceria com Israel, nações árabes-chave e a comunidade internacional”, afirma a nota da Casa Branca.
O comunicado também prevê a criação de um Comitê Nacional para a Administração de Gaza, que será liderado por Ali Sha’ath, ex-dirigente da Autoridade Palestina e nascido em Gaza.
Trump ainda nomeou Aryeh Lightstone e Josh Gruenbaum como conselheiros sêniores do conselho, encarregados de cuidar da “estratégia e das operações do dia a dia” relacionadas ao plano para o território.
Quando voc encontra uma cadela linda em um lugar inusitado ou no meio do nada,…
A primeira linha de ação de “Bastardos Inglórios” é simples de enunciar e difícil de…
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o presidente do Congresso…
A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira (22), a ampliação de sua malha aérea no…
Alguns filmes ultrapassam o tempo, atravessam gerações e seguem conquistando novos públicos mesmo décadas após…
A missão começa com Bond em serviço, circulando por ambientes onde a etiqueta serve de…