Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado que vai aumentar em 10% as tarifas aplicadas ao Canadá, em resposta a uma campanha publicitária promovida pelo governo da província de Ontário contra as políticas tarifárias americanas.
O anúncio foi feito na plataforma Truth Social, onde Trump acusou os canadenses de promover uma “grave deturpação dos fatos” e classificou a ação como “um ato hostil”.
Leia mais:
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
“Devido à sua séria distorção dos fatos e a um ato hostil, estou aumentando a tarifa sobre o Canadá em 10% além do que eles já pagam atualmente”, escreveu o presidente.
A decisão ocorre após vários dias de tensões públicas sobre o anúncio de Ontário, que citava Ronald Reagan como exemplo de defensor do livre comércio — algo que irritou Trump, conhecido por sua postura protecionista.
Na sexta-feira (24), o premiê de Ontário, Doug Ford, informou que a província vai suspender a campanha publicitária nos Estados Unidos a partir de segunda-feira, depois de conversar com o primeiro-ministro canadense Mark Carney, na tentativa de reabrir as negociações comerciais bilaterais.
Continua depois da publicidade
© 2025 Bloomberg L.P.

