Categories: Turismo

Três aeroportos de Pernambuco receberão investimentos da iniciativa privada

Três aeroportos de Pernambuco – Serra Talhada, Araripina e Garanhuns – foram incluídos na primeira fase de programa que prevê R$ 5 bilhões em investimentos

Três aeroportos do interior de Pernambuco – Serra Talhada, Araripina e Garanhuns – integram a primeira fase do AmpliAr, programa do Ministério de Portos e Aeroportos voltado à aviação regional.

A iniciativa prevê investimentos privados superiores a R$ 5 bilhões para a modernização de até cem aeroportos em todo o país. O leilão está previsto para 24 de novembro, na B3, em São Paulo.

Segundo o ministério, o objetivo é fortalecer a integração do interior com capitais e grandes centros, ampliando a conectividade e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico em diferentes regiões brasileiras.

Serra Talhada

Localizado no Sertão do Pajeú, o aeroporto Santa Magalhães transformou-se em elemento estratégico para Serra Talhada, cidade que alia tradição cultural e dinamismo econômico. Sua posição geográfica, próxima a capitais do Nordeste, favorece a logística de mercadorias, o turismo e a instalação de polos médico, comercial e industrial.

No âmbito do AmpliAr, estão previstos investimentos para expansão do terminal de passageiros, pátio de aeronaves e estacionamento, o que deve elevar a capacidade operacional e o conforto aos usuários.

Araripina

Responsável por cerca de 95% da produção nacional de gesso, Araripina depende do aeroporto local para escoamento industrial e atração de investimentos. Recentemente, o município recebeu protocolo de intenções para instalação do sistema PAPI, reforçando a segurança operacional.

Pelo AmpliAr, estão projetadas melhorias no terminal de passageiros, construção de áreas de segurança de fim de pista (RESA) e ampliação do estacionamento, medidas essenciais para sustentar o crescimento da região.

Garanhuns

Conhecida como “Suíça Pernambucana”, Garanhuns se destaca pelo turismo cultural. O aeroporto local deve receber investimentos para ampliação do terminal e do pátio de aeronaves, além da construção de área de segurança de fim de pista. As intervenções visam suportar a crescente demanda turística e aumentar a segurança das operações aéreas.

Expansão nacional

Além dos aeroportos pernambucanos, o AmpliAr contempla dezenove unidades em onze estados do Nordeste e da Amazônia Legal nesta primeira fase. Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos, a meta é consolidar a aviação regional como vetor de integração, turismo e geração de oportunidades econômicas.





Fonte

Redação

Recent Posts

Prisões, arma na concentração e dívidas: as polêmicas de Edilson Capetinha, expulso do BBB 26

Mais um cartão vermelho para Edilson Capetinha. O ex-jogador foi expulso, neste sábado (14) do…

18 segundos ago

Obama fala pela 1ª vez sobre vídeo racista de Trump

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou o que chamou de perda de “vergonha”…

27 minutos ago

Azul abre vagas para Técnico de Manutenção de Linha em São Paulo

Azul abre vagas para Técnico de Manutenção de Linha no aeroporto de Viracopos, em Campinas/SPA…

1 hora ago

Carro alegórico da União de Maricá pega fogo na Sapucaí e deixa quatro feridos

Um acidente envolvendo um carro alegórico da União de Maricá deixou ao menos quatro pessoas…

1 hora ago

Possível aliança de Flávio Bolsonaro com Moro no Paraná pressiona Ratinho Junior

Com o cenário da disputa pelo governo do Paraná ainda incerto, a pré-candidatura do senador…

2 horas ago

Latam irá ampliar voos do Brasil para a Argentina

Latam anuncia nova rota Rio–Buenos Aires (AEP) a partir de maio e amplia voos de…

3 horas ago