Um tornado de intensidade rara atingiu a cidade de Ermont, a 16 km do centro de Paris, na França, deixando uma pessoa morta e nove feridos. O fenômeno destruiu casas, derrubou guindastes e deixou mais de 1.700 residências sem energia, segundo autoridades de Val-d’Oise.
Imagens mostram três guindastes de construção desabando durante a passagem do tornado, que espalhou destroços pelas ruas. O trabalhador morto, um jovem de 23 anos, estava no local da obra, e uma investigação criminal foi aberta.
A França registra dezenas de tornados por ano, mas normalmente de baixa intensidade. Especialistas apontam que o episódio foi impulsionado por uma forte área de baixa pressão e ventos quentes e úmidos do sudoeste, criando condições excepcionais para o surgimento do tornado.
O sistema climático que causou o fenômeno segue instável, e novas tempestades estão previstas para atingir a região de Paris nos próximos dias, entre quarta (22) e quinta-feira (23).
O órgão responsável pela região atualizou os moradores nesta terça-feira (21): a Enedis trabalha para restabelecer a eletricidade rapidamente, desvios foram implementados no trânsito com prioridade a veículos de emergência, e a SNCF prevê retomada do tráfego nas linhas H e C às 15h.

