Categories: Turismo

Taiwan planeja adquirir dez unidades do C-130J

Taiwan planeja adquirir 10 aeronaves Lockheed Martin C-130J para complementar sua frota de C-130H

O governo de Taiwan planeja adquirir aeronaves de transporte tático do modelo C-130J, da Lockheed Martin, em substituição a um amplo programa de modernização de sua frota atual de C-130H, segundo informações divulgadas pela imprensa local com base no Ministério da Defesa Nacional do país.

De acordo com os relatos, a Força Aérea da República da China (Rocaf) pretende incorporar dez C-130J, modelo mais recente do Hércules, para reforçar suas capacidades de transporte aéreo tático.

A decisão ocorre após uma avaliação técnica e econômica da frota existente, composta majoritariamente por aeronaves mais antigas.

A compra das aeronaves ainda depende de aprovação do governo dos Estados Unidos, uma vez que o C-130J é comercializado por meio do programa Foreign Military Sales (FMS). Até o momento, a Defense Security Cooperation Agency (DSCA) não publicou nenhum caso oficial relacionado a uma eventual venda do modelo para Taiwan.

Alternativa à modernização dos C-130H

Antes da decisão pela aquisição do C-130J, Taiwan havia considerado realizar uma modernização extensiva dos C-130H, que incluiria atualização de aviônicos, cockpit e trabalhos estruturais. No entanto, o projeto foi considerado economicamente inviável, além de não eliminar as limitações operacionais associadas a células mais antigas.

Como alternativa, os C-130H permanecerão em serviço, mas receberão atualizações limitadas, enquanto os novos C-130J atuarão de forma complementar, com ênfase em operações noturnas e missões que demandem maior desempenho tecnológico.

Situação da frota atual

Taiwan opera atualmente vinte aeronaves do modelo C-130H, com idade média de 36 anos. Desse total, dezenove cumprem missões de transporte utilitário, enquanto uma aeronave C-130HE é dedicada a guerra eletrônica.

Segundo a imprensa taiwanesa, esse C-130HE deverá permanecer em operação mesmo após a chegada dos C-130J, mantendo suas funções especializadas dentro da estrutura da força aérea.

Contexto regional na Ásia-Pacífico

A iniciativa de Taiwan ocorre em um cenário de renovação gradual das frotas de transporte tático na região Ásia-Pacífico. Singapura, por exemplo, está incorporando C-130H usados para substituir aeronaves mais antigas. A Coreia do Sul optou pelo Embraer C-390, enquanto a Indonésia recebeu recentemente sua primeira unidade do Airbus Defence & Space A400M.





Fonte

Redação

Recent Posts

Chappell Roan deixa sua agência após CEO da empresa aparecer nos arquivos de Epstein

A cantora e compositora americana Chappell Roan anunciou na segunda-feira (9) que deixou sua agência…

22 minutos ago

Aeroporto de Confins inaugura cabines de descanso 24 horas

Aeroporto de Confins inaugura nove cabines de descanso 24 horas, voltado para passageiros em conexões…

33 minutos ago

UE ‘não deve se curvar’ aos EUA e precisa aproveitar ‘momento Groenlândia’

A Europa deve ‍se preparar para mais momentos de hostilidade dos EUA, alertou ⁠o presidente…

47 minutos ago

Por que a belssima patinao sincronizada ainda to desconhecida?

Nunca me passou pela cabea que a patinao sincronizada existisse, mas faz todo o sentido,…

1 hora ago

Braztoa reforça compromisso climático e celebra protagonistas do turismo sustentável em 2025

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 (Divulgação/Braztoa)A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reafirma seu…

2 horas ago

BRB anuncia renúncia de Jacques de Melo ao cargo de Diretor Jurídico

O BRB – Banco de Brasília (BLIS3) informou nesta segunda-feira (9) a renúncia de Jacques…

2 horas ago