Categories: Cultura

Suspense criminal da Netflix é a série mais angustiante e perturbadora de 2025

O nada óbvio universo macabro de Ryan Murphy desdobra-se em cima de emoções contraditórias e algo fascinantes. Pelo que diz nas campanhas de divulgação de seus trabalhos, Murphy, um dos grandes showrunners da América, crê que o bárbaro no gênero humano caminha junto com o divino, e, em sendo assim, ninguém, absolutamente ninguém, encarna apenas um deles. Ao lado de Ian Brennan, o também produtor estreia “Monstro: A História de Ed Gein” como ponto alto da parceria que rendeu lançamentos tão polêmicos quanto exitosos. A dupla responde por “Monstros – Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais” (2024) e “Dahmer: Um Canibal Americano” (2022-2023), alheia aos comentários sobre uma quase certa glamourização de matadores em série e criminosos de toda natureza. Tal postura encontra respaldo nos espantosos índices de audiência — já são 142,6 milhões de acessos em três dias, e contando —, o que não invalida o debate.

Desta vez, a obsessão de Murphy e Brennan por espíritos humanos aberrantes é Ed Gein (1906-1984), um produtor rural do interior do Wisconsin inofensivo ao primeiro olhar, mas pleno de lados sombrios. Gein nunca levanta a voz e parece esgueirar-se pelos cantos, como se pedisse licença para viver, um aspecto de sua personalidade frágil que o diretor Max Winkler captura com o auxílio de closes nas horas certas, mais sugerindo que determinando convicções sobre o personagem. Como em “Dahmer” e, principalmente, “Irmãos Menendez”, o pulo do gato em “Monstro” é despertar na audiência uma comiseração qualquer pelo protagonista, o que não é nada difícil à medida que se conhece sua intimidade. Por alguma razão secreta, Gein veste-se com as roupas da mãe, Augusta, de Laurie Metcalf, que por seu turno não pode nem imaginar o filho com mulheres. Uma cena no primeiro episódio mostra Gein numa perigosa modalidade de autossatisfação sexual, talvez pensando em Adeline Watkins, também aficionada por assuntos mórbidos. Adeline ganha o coração do monstro ao dar-lhe uma graphic novel sobre Ilse Koch (1906-1967), supervisora da guarda feminina do campo de concentração de Buchenwald, e famosa por colecionar a pele dos encarcerados de Hitler durante o Holocausto. Gein vê a Cadela de Buchenwald em Adeline, e se apaixona.

Até hoje pouco se sabe acerca dos horrores de  Gein, uma inspiração para facínoras da cultura pop como Norman Bates e Hannibal Lecter, mas foi ele quem matou o irmão Henry, depois deste ter insultado Augusta, além de estar por trás do sumiço de alguns caçadores e de uma babá. Sobrepõem-se aos homicídios crimes que chocam pela excepcionalidade, e entram aí seu hábito de arrombar túmulos para surrupiar os crânios que passou a usar como tigelas e vastas quantidades de tecido cutâneo, até que tivesse o bastante para confeccionar um terno. Charlie Hunnam interpreta Gein dando ênfase à loucura ambivalente do vilão, ora pueril, ora brutal, e capaz de urdir ilusões românticas com a Adeline de Suzanna Son. O fato de continuar inspirando artistas como Ryan Murphy e Ian Brennan 41 anos depois de sua morte, em 26 de julho de 1984, num manicômio judiciário, é uma prova de que certos mitos permanecem à contrapelo da lógica. 


Série: Monstro: A História de Ed Gein
Criação: Ian Brennan e Ryan Murphy
Direção: Max Winkler
Ano: 2025
Gêneros: Drama, crime, biografia 
Nota: 8/10



Fonte

Redação

Recent Posts

Netflix tem um thriller que te faz desconfiar do narrador, da cena… e de você

Crises têm o condão de, ao passo que abalam certas estruturas, mexem com o que…

27 minutos ago

Brasil e México lideram crescimento da aviação de negócios na América Latina

Aviação de negócios na América Latina entra em fase de maturidade, com Brasil como segundo…

34 minutos ago

Demitido, ele aprendeu IA e reinventou sua carreira em Hollywood

Por Dawn ChmielewskiLOS ANGELES, Estados Unidos, 14 Fev (Reuters) – Demitido e marginalizado pela desaceleração…

52 minutos ago

Do Wattpad pro topo: o romance que virou #1 no Prime Video (e ninguém viu chegando)

“Love Me, Love Me” coloca June em Milão, na Itália, quando ela decide mudar-se para…

1 hora ago

BlaBlaCar lança promoção de Carnaval com passagens de ônibus a partir de R$ 29

Plataforma oferece descontos de até 70% em mais de 1.200 rotas rodoviárias em todas as…

2 horas ago

Os arquivos Epstein e o mundo oculto de uma elite sem responsabilidade

WASHINGTON — Jornalistas e pesquisadores passarão os próximos meses vasculhando os arquivos de Epstein em…

2 horas ago