Atech e ATNS assinam contrato para modernizar o sistema de gestão de tráfego aéreo na África do Sul
A Atech, empresa subsidiária da Embraer, e a Air Traffic and Navigation Services (ATNS), empresa estatal responsável pelos serviços de navegação aérea na África do Sul, firmaram contrato para modernizar o sistema de gestão de fluxo de tráfego aéreo do aeroporto Internacional O.R. Tambo, em Joanesburgo.
O projeto inclui ainda a criação de um centro de contingência, uma plataforma de treinamento e simulação para capacitação e testes em ambiente seguro.
Relevância operacional no continente
A África do Sul administra cerca de 283.000 voos anuais, conectando mais de vinte destinos domésticos e 35 internacionais. A modernização do sistema permitirá aprimorar o planejamento e a coordenação do espaço aéreo, equilibrando a demanda de voos com a capacidade disponível de aeroportos e setores, além de aumentar a previsibilidade e a segurança operacional.
“O novo ambiente operacional será mais eficiente, resiliente e previsível, proporcionando benefícios tangíveis para passageiros, companhias aéreas, aeroportos e para a competitividade do sistema de aviação civil da África do Sul”, disse Rodrigo Persico, CEO da Atech.
Conformidade com normas internacionais
Segundo a Atech, o novo ATFM seguirá as diretrizes do documento 9971 da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), incorporando ferramentas de balanceamento demanda-capacidade e de decisão colaborativa, aplicáveis nas fases pré-tática e tática. A gestão de slots permitirá às companhias aéreas negociar horários de voo de forma antecipada e otimizar o uso estratégico do espaço aéreo.
Integração regional e monitoramento
O sistema contará com painéis de indicadores em tempo real para monitoramento e análise pós-operação, além de coordenação de medidas ATFM transfronteiriças com regiões de informação de voo (FIRs) vizinhas, promovendo maior integração a uma rede regional multimodal de gestão de fluxo aéreo.
Soluções complementares
O contrato inclui ainda:
- Sistema de gestão centralizada de plano de voo (IFPS), em alinhamento com os requisitos da Eurocontrol, para reduzir tempo de processamento e trabalho manual;
- Sistema de coordenação e gestão do espaço aéreo (AMCS), com aplicação do uso flexível do espaço aéreo (FUA) nos níveis estratégico, pré-tático e tático;
- Sistema de gestão de fluxo para UTM (UTFM), dedicado à coordenação do espaço aéreo não tripulado junto à ATNS.
O contrato de modernização tem prazo estimado de dois anos, com conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2027.