A Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil suspenderam, nesta quarta-feira (1), a publicação de conteúdos nas redes sociais em razão do shutdown no governo Donald Trump. A medida se soma a alertas de que a paralisação orçamentária poderá impactar serviços consulares, como a emissão de vistos e passaportes.
De acordo com comunicado oficial, as contas no X e no Instagram permanecerão inativas “até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança”. O aviso segue a orientação de órgãos de governo em Washington, que também interromperam atualizações de seus canais oficiais.
A embaixada informou que os serviços já programados de vistos e passaportes continuam em andamento “enquanto a situação permitir”. Não há, porém, previsão sobre o prazo em que as restrições poderão afetar novos agendamentos. O alerta foi replicado pelos consulados dos EUA no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, responsável pelo atendimento no Nordeste.
O shutdown ocorre quando o Congresso americano não aprova o orçamento federal, resultando na suspensão parcial de serviços públicos. Neste caso, a falta de recursos compromete inclusive o funcionamento de embaixadas e consulados ao redor do mundo.
O Itamaraty reagiu ao bloqueio, classificando como inadequadas algumas publicações anteriores da representação americana no Brasil, que repercutiram conteúdos críticos a autoridades nacionais. A chancelaria já havia convocado o encarregado de negócios dos EUA, Gabriel Escobar, para reuniões de advertência.
O governo Trump atribuiu o shutdown ao impasse com democratas no Congresso. A porta-voz Karoline Leavitt afirmou que a oposição “traíra” os americanos e “desligara” o governo. A situação marca a primeira paralisação orçamentária desde 2019.
O segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo…
Em “Noé”, dirigido por Darren Aronofsky, Russell Crowe assume o papel de Noé, um patriarca…
apresentação no projeto Todo Mundo no Rio reforça fluxo internacional da América do Sul (Divulgação)A…
Alexei Navalny, líder da oposição ao governo de Vladimir Putin na Rússia, que morreu numa…
Edilson Capetinha foi expulso do BBB 26, neste sábado (14). A confirmação foi feita pela…
A Ryanair anunciou uma ampla reestruturação de sua malha aérea para 2026, com cortes de…