A cidade de São Paulo registrou neste domingo (28) um novo recorde de calor para o mês de dezembro. Os termômetros chegaram a 37,2ºC no período da tarde, superando as máximas observadas nos dias anteriores e consolidando a temperatura mais alta do ano na capital paulista.
O valor foi medido pela estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte, referência oficial para o acompanhamento climático da cidade. A marca ultrapassou os 36,2ºC registrados na sexta-feira (26) e os 35,9ºC observados no dia de Natal, quando a capital já havia batido recorde para o mês.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas registradas nos últimos dias configuram o dezembro mais quente desde o início da consolidação das medições, em 1961. O instituto realiza observações meteorológicas no local desde 1943.
Com o novo pico, o domingo passou a ser o dia mais quente de 2025 na capital. Até então, a maior temperatura do ano havia sido registrada em 6 de outubro, quando os termômetros alcançaram 35,1ºC.
Apesar do recorde para dezembro, a máxima deste domingo ainda ficou abaixo das temperaturas mais elevadas já observadas na cidade, que ocorreram em meses de outubro. O maior valor da série histórica permanece sendo 37,8ºC, registrado em 17 de outubro de 2014.
No estado de São Paulo, a maior temperatura registrada desde 1961 foi de 42,5ºC, medida em Catanduva em 7 de outubro de 2020, também segundo o Inmet.
Continua depois da publicidade
Reuniões são necessárias, mas objeto de muitas críticas das equipes, por serem muitas vezes longas…
A frase de Sêneca, “Sofremos mais na imaginação do que na realidade”, ecoa de forma…
República Dominicana: diversidade cultural e hospitalidade (Divulgação/FIT)A República Dominicana será o país convidado da Feira…
A perda de confiança no sistema financeiro internacional comandado pelos Estados Unidos está provocando um…
A Hilton encerrou 2025 com mais de 300 hotéis em operação no Caribe e na…
A greve geral desta quinta-feira na Argentina contra a reforma trabalhista impulsionada pelo presidente Javier…