O nome mais comentado em Inteligência Artificial nas últimas semanas havia dito que estava sendo cortejado tanto pela Meta quanto pela OpenAI, e, agora, parece ter feito sua escolha.
Peter Steinberger, criador do assistente de IA viral OpenClaw (anteriormente Moltbot e Clawdbot), foi contratado pela OpenAI para liderar o desenvolvimento do que a empresa está chamando de “a próxima geração de agentes pessoais”.
O anúncio, feito pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, marca uma aquisição significativa, à medida que a corrida para construir sistemas de agentes de IA práticos se intensifica.
“Peter Steinberger está se juntando à OpenAI para impulsionar a próxima geração de agentes pessoais”, escreveu Altman no anúncio. “Ele é um gênio com muitas ideias incríveis sobre o futuro de agentes muito inteligentes interagindo entre si para fazer coisas muito úteis para as pessoas. Esperamos que isso rapidamente se torne central em nossa oferta de produtos.”
O elogio de Altman reflete o impacto que o trabalho de Steinberger teve ao demonstrar o que é possível com IA generativa. O OpenClaw chamou atenção como um assistente que podia gerenciar autonomamente e‑mails, agendas e fluxos de trabalho complexos em várias plataformas de mensagens — indo muito além da funcionalidade de um simples chatbot para atuar como um verdadeiro funcionário digital.
A contratação de Steinberger vem após o que ele descreveu como discussões intensas com a OpenAI e a Meta, incluindo conversas pessoais tanto com Altman quanto com Mark Zuckerberg. Em uma entrevista recente, ele reconheceu laços fortes com a OpenAI, dizendo que era “o maior show de propaganda do Codex que não é pago” e observando que seria “gratificante colocar um preço em todo o trabalho que fiz de graça”.
Continua depois da publicidade
A aquisição não significa o fim do OpenClaw como projeto independente. “O OpenClaw vai continuar funcionando como um projeto open source que a OpenAI apoiará”, afirmou Altman. Esse arranjo parece ter sido desenhado para manter a comunidade e o ecossistema que cresceram rapidamente em torno da plataforma, ao mesmo tempo em que traz a expertise de Steinberger para dentro de casa.
A decisão de manter o OpenClaw open source está alinhada com o pensamento estratégico mais amplo da OpenAI sobre o futuro de agentes de IA. “O futuro será extremamente multiagente e é importante para nós apoiar o open source como parte disso”, explicou Altman.
Aeroporto de Guarulhos foi fechado para pousos e decolagens por três horas após voos de…
O coordenador da Casa Branca para a fronteira, Tom Homan, disse neste domingo, 15, que…
O quinto paredão da edição 2026 do Big Brother Brasil já está formado por Samira,…
Logo no início de “Na Natureza Selvagem”, dirigido por Sean Penn, Christopher McCandless, vivido por…
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teve pousos e decolagens suspensos na tarde…
“Idas e Vindas do Amor” entra no Dia dos Namorados com uma decisão clara e…