Categories: Turismo

Roteiro cultural da COP30 consolida Belém como destino turístico sustentável

Belém encerra 2025 com um dos principais legados associados à realização da COP30: a consolidação do Roteiro Cultural e Turístico como instrumento permanente de valorização do território, organização do fluxo de visitantes e fortalecimento da economia criativa local.

Desenvolvido pelo Governo Federal, o projeto contou com apoio da Organização de Estados Ibero-Americanos, do Ministério do Turismo, além de Banco do Brasil, BNDES, Caixa, Itaipu Binacional e Banco da Amazônia.

Estruturado para ampliar os impactos econômicos, culturais e simbólicos da conferência em Belém, o roteiro contribuiu para posicionar a capital paraense como um destino alinhado à agenda do turismo sustentável. Durante a COP30, cerca de 300 mil pessoas circularam apenas pela Zona Verde do evento, e o projeto funcionou como ferramenta de ordenamento turístico, incentivando a permanência de visitantes em áreas históricas e culturais da cidade.

A proposta conectou cultura, história e sustentabilidade a partir de uma abordagem educativa e de baixo impacto ambiental. O uso de transporte sustentável, materiais oriundos da floresta e conteúdos com foco na agenda climática reforçou a sintonia do roteiro com os temas centrais debatidos durante a conferência.

Entre os espaços integrados ao percurso estiveram o Terminal Hidroviário Internacional, a Estação das Docas, a Casa BNDES/Mercedários, o Ver-o-Peso, o Cinema Olympia e o Mercado de São Brás. Parte desses equipamentos passou por processos de revitalização e restauro, ampliando a capacidade de uso público e fortalecendo o legado urbanístico deixado pela COP30. As intervenções também contribuíram para maior acessibilidade, integração urbana e dinamização econômica dos entornos.

Ao longo da operação, o roteiro impactou aproximadamente três mil pessoas, entre delegações internacionais, visitantes do evento e moradores da capital. A iniciativa mobilizou ainda 50 monitores bilíngues formados pela Escola Nacional do Turismo, ampliando a geração de trabalho qualificado e a profissionalização do setor em um período de alta demanda.

Para Telma Teixeira, coordenadora de Cooperação da OEI no Brasil, o projeto deixou resultados concretos para além do evento. “O Roteiro Cultural e Turístico da COP30 reforçou o posicionamento de Belém como um destino comprometido com o turismo sustentável, ao integrar preservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento econômico de forma acessível”, avaliou.



Fonte

Redação

Recent Posts

Flávio Bolsonaro viaja aos EUA em 3ª agenda internacional da pré-campanha ao Planalto

Após passar o carnaval com a família no Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro…

13 minutos ago

Thunder Lotus lança demo jogável de 33 Immortals nesta quinta (19) – Tecnologia e Games

A Thunder Lotus anunciou, nesta quinta-feira (19), o lançamento de uma nova demo jogável de…

43 minutos ago

Com Jack O’Connell e Marisa Abela, cinebiografia revive a ascensão e queda da voz mais talentosa e controversa dos anos 2000, na Netflix

A carreira de Sam Taylor-Johnson sempre oscilou. Basta olhar sua filmografia para perceber que consistência nunca foi…

49 minutos ago

Academia Brasileira de Eventos e Turismo completa duas décadas

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo completa 20 anos de atuação em fevereiro e…

52 minutos ago

Azul fecha acordo de US$ 200 milhões com American e United Airlines

A empresa Azul Linhas Aéreas anunciou que fechou acordos de investimentos com as companhias aéreas estadunidenses American…

1 hora ago

Projeto Seis & Meia 2026: Uma viagem Musical do Som Retrô ao Soul com Lostalgia e Gato Negro

A temporada 2026 do aclamado projeto Seis & Meia estreia em março, prometendo uma série…

1 hora ago