Lufthansa realiza no Rio de Janeiro o voo inaugural do Boeing 787-9 com pintura especial do centenário
O aeroporto internacional do Rio de Janeiro receberá nesta quarta-feira (21), o voo inaugural do Boeing 787-9 da Lufthansa com pintura especial em comemoração aos cem anos da companhia aérea.
A aeronave, de matrícula D-ABPU, integra a frota comemorativa planejada pela empresa para marcar o centenário de sua fundação, em 1926.
Voo inaugural no Brasil
O Boeing 787-9 com esquema visual especial fará sua estreia operacional no Rio de Janeiro, apesar de a Lufthansa ter anunciado inicialmente Mumbai, na Índia, como o primeiro destino com passageiros. A aeronave foi entregue à companhia em 23 de dezembro e passa a operar rotas internacionais de longo curso com a nova identidade visual comemorativa.
Características da pintura comemorativa
O jato de fuselagem larga recebeu um esquema visual exclusivo que combina elementos históricos e contemporâneos da marca Lufthansa. A pintura é predominantemente azul, com destaque para o tradicional guindaste branco em tamanho ampliado, símbolo da companhia aérea, cujas asas se estendem visualmente até as asas da aeronave.
O número “100” está integrado ao lado esquerdo da fuselagem, enquanto a inscrição “1926 | 2026” aparece no lado direito. O mesmo elemento comemorativo também é aplicado na parte inferior da aeronave, reforçando a identidade visual do centenário em diferentes ângulos de observação.
Centenário da Lufthansa
A Lufthansa completou 100 anos no início de janeiro. A companhia foi fundada em 6 de janeiro de 1926, com o voo inaugural realizado em 6 de abril do mesmo ano. Como parte das comemorações, a empresa definiu a criação de uma frota especial de aniversário, composta por seis aeronaves com pintura comemorativa padronizada.
Frota comemorativa e cronograma
Além do Boeing 787-9, que lidera a frota comemorativa, outros modelos da companhia receberão o mesmo esquema visual. Estão previstos os Airbus A380, A350-1000, A350-900 e A320, além do Boeing 747-8.
A aplicação da pintura especial ocorrerá de forma gradual, acompanhando o cronograma operacional e de manutenção da frota. A Lufthansa projeta que todas as seis aeronaves comemorativas estejam em serviço até o segundo semestre.
O pouso no D-ABPU no Galeão está previsto para às 6h (Brasília).

