Os residentes do Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio, participaram de uma brincadeira que conquistou os internautas. Em uma publicação no perfil do projeto nesta terça-feira (10), artistas como os músicos Ary Piassarollo e Robertinho Silva, a produtora cultural Rita Maia e os atores Sonia Zagury e Marcos Oliveira foram abordados pela equipe do local e entraram em um jogo de imitar emojis.
No registro, cada um surge escolhendo qual símbolo reproduzir e se divertem fazendo caras e bocas de acordo com o modelo. “O resultado? Risadas, espontaneidade e momentos que dizem muito sobre o dia a dia no Retiro”, comentou o perfil do projeto.
Os internautas também gostaram do resultado. “O tempo passa e eles continuam ótimos artistas, mímica é arte”, afirmou uma pessoa. “Todos reagiram rápido e reproduziram muito bem. E ainda se divertiram”, disse um outro. “Muito legal! Dinâmica bacana”, reagiu um terceiro.
Trabalho feito com ajuda de doações
Fundado em 1918, o Retiro do Artistas abriga atores, dançarinos, figurinistas, músicos, maquiadores, produtores e outros profissionais das artes, oferecendo moradia, alimentação e cuidados de saúde. O trabalho é feito com ajuda de doações, parcerias e trabalho voluntário. Localizado em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio, o espaço tem cerca de 50 casas distribuídas num espaço de mais de 15 mil metros quadrados.
A estrutura inclui refeitório, teatro, cinema, biblioteca, piscina e salão de beleza. Além disso, os residentes têm acesso a plano de saúde, atendimento médico e psicológico, acompanhamento de enfermagem diário e atividades como yoga, leitura, oficinas de teatro, sessões de cinema e natação.
No final do ano passado, o Retiro dos Artistas recebeu duas novas casas doadas por Marieta Severo, o que possibilitou receber mais moradores, sendo um deles o ator Marcos Oliveira, o Beiçola, de “A grande família”, programa da TV Globo da qual a atriz também participou. Antes, Marieta já havia financiado outras três casas no local.
Residentes enfrentam preconceitos
O ator Jaime Leibovitch, isto recentemente em “Êta mundo melhor!” como o Barão Deschamps, relatou à coluna Play, do GLOBO, que decidiu se mudar para o Retiro dos Artistas após perder o único filho em um acidente de carro. ” Isso, de certa maneira, me impulsionou a tomar a decisão de procurar o Retiro”, disse o ator, ressaltando existir um preconceito contra os artistas que vivem na instituição.
— Quantas vezes peguei táxis para o Retiro dos Artistas e ouvi a mesma pergunta do motorista: “Como esses artistas dilapidaram toda a fortuna para ir parar no Retiro dos Artistas?”. E a expressão é essa: “foi parar”. Isso se vê na imprensa: “Fulano, estrela global, foi parar no Retiro dos Artistas”.
O ator Stephan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas, lembrou à coluna Play que a instituição é uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) e, por isso, precisa de recursos. Toda doação é bem-vinda.
— Precisamos cumprir exigências determinadas pelo Ministério Público, como contratar assistentes sociais, psicólogos. Tudo isso custa dinheiro, estamos nos adaptando, mas é uma luta constante.
Feriados prolongados e períodos festivos têm se consolidado como momentos críticos nos conflitos envolvendo guarda…
Existem filmes que, quanto mais esnobados pela crítica especializada, mais sucesso fazem junto ao público…
Com o Carnaval de 2026 marcado entre 14 e 18 de fevereiro, o primeiro grande…
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira que estava considerando enviar um segundo…
A Prefeitura de Estância divulgou a programação oficial do Carnaval 2026, que será realizada entre…
“Reencarnação”, de Jonathan Glazer, provocou reações negativas quando foi lançado, em 2004. Interpretações equivocadas fizeram…