Categories: Turismo

Regras para vistos americanos ficam mais rígidas em setembro

A partir de setembro, solicitantes brasileiros de visto para os Estados Unidos enfrentarão novas exigências. Entre as alterações, destaca-se a obrigatoriedade de entrevistas presenciais para menores de 14 anos e maiores de 79 anos, antes dispensados desse procedimento, salvo em casos específicos de renovação.

REDAÇÃO DO DIÁRIO — com informações da especialista em vistos Valéria Vazquez Rueda

Segundo o Departamento de Estado norte-americano, todos os pedidos de visto de turismo, trabalho e estudo deverão passar por entrevista em um dos consulados localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre ou Recife. Essa etapa é considerada a mais decisiva para a concessão da autorização.

Valéria Vazquez Rueda, especialista em vistos e fundadora da Quality Vistos, agência que já auxiliou mais de 600 brasileiros no processo, alerta que o novo cenário traz maior rigor. “O Brasil é um país continental e muitas famílias terão dificuldade para se deslocar até um consulado. Esse custo adicional com transporte e hospedagem pesa no bolso e torna o processo ainda mais desafiador”, pontua.

Impacto no turismo

O Brasil foi o quarto país que mais enviou turistas aos Estados Unidos nos três primeiros meses deste ano, segundo a organização Viva América. Foram 478 mil brasileiros no período. Para Valéria, esse fluxo deve sentir os efeitos das mudanças, principalmente devido ao aumento da burocracia e dos custos extras.

Ela reforça, no entanto, que a presença na entrevista não garante aprovação. “Estamos vivendo um momento de tensão e todo detalhe conta. Cada vez mais os Estados Unidos têm selecionado o perfil do turista que desejam receber: alguém que consome, gera receita em solo americano e retorna ao seu país de origem. Ao menor indício de intenção de permanecer de forma irregular, o visto é negado”, ressalta.

Critérios políticos entram em pauta

No último dia 19, a Casa Branca emitiu comunicado reforçando que manifestações públicas contra os Estados Unidos, inclusive em redes sociais, poderão ser usadas como critério para negar a autorização de entrada. “Com a instabilidade política e os ajustes nas regras, é preciso estar atento para que o sonho de viajar aos Estados Unidos não se transforme em frustração”, conclui Valéria.



Fonte

Redação

Recent Posts

Três rotas da Paraíba brilham em prêmio do Sebrae

A Paraíba consolidou sua posição de destaque no turismo nacional ao conquistar o Prêmio Histórias…

37 minutos ago

Wyndham Ibirapuera oferece hospedagem com desconto

O Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, o segundo maior da capital paulista, anunciou…

2 horas ago

Embratur lança plataforma e promove Brasil na Bélgica

A Embratur marcou presença, nesta terça-feira (26), na 4ª edição do Visit Latin America, realizada…

3 horas ago

5 romances épicos para quem gosta de se sentir dentro de um livro, na Netflix

Divulgação / NetflixHá histórias que não se limitam a serem lidas ou vistas; elas nos…

3 horas ago

Quanto custa uma viagem para Curaçao? Guia definitivo 2025

O Caribe voltou com força ao radar dos brasileiros e, entre os destinos mais procurados,…

4 horas ago

3 novidades na Netflix que vão ocupar seu fim de semana

Giles Keyte / NetflixEncontrar um bom filme, que prenda, seja interessante e não subestime sua…

5 horas ago