Nordeste Magazine
Turismo

Recife vê alta de 49% em emissões internacionais para o Carnaval

Recife vê alta de 49% em emissões internacionais para o Carnaval

Demanda é puxada por América do Sul e Europa e supera crescimento nacional de 21% (Divulgação/Embratur – Sebrae)

As emissões de passagens aéreas internacionais para o Carnaval do Recife cresceram 49% em 2026, segundo levantamento da Embratur, superando a média nacional de aumento de 21% em relação a 2025. O avanço ocorre no período do evento, realizado na capital pernambucana, e reflete o aumento do interesse de turistas estrangeiros, especialmente da América do Sul e da Europa, impulsionado pela ampliação da conectividade aérea e por ações de promoção internacional do destino.

Entre os mercados emissores, o Uruguai apresentou o maior crescimento proporcional, com alta de 76% nas emissões em comparação com 2024. A Argentina registrou aumento de 69% no mesmo período. Portugal aparece na sequência, com crescimento de 11% em relação ao ano anterior, reforçando a presença europeia entre os visitantes internacionais do carnaval pernambucano.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o resultado confirma o potencial dos grandes eventos culturais como indutores do turismo internacional. “O carnaval pernambucano é a combinação entre patrimônio histórico, música, diversidade cultural, gastronomia e hospitalidade e transforma o evento em um produto turístico altamente competitivo no exterior”, afirmou.

A estratégia da Embratur inclui a promoção de Pernambuco como destino turístico ao longo de todo o ano, com campanhas digitais segmentadas, participação em feiras internacionais, presença em plataformas como o Visit Brasil e produção de conteúdos multimídia em vários idiomas, voltados tanto ao público final quanto ao mercado B2B.

“Estamos colhendo frutos da estratégia integrada de promoção internacional, que combina inteligência de dados, fortalecimento da malha aérea, ações de relacionamento com o trade turístico e promoção qualificada do destino”, disse Freixo. Ele acrescentou que o crescimento da demanda internacional durante o Carnaval do Recife gera impacto positivo na economia local, com aumento de empregos e renda para pequenos e médios empreendedores do setor.

Recife em evidência

recife
Em 2025, Recife recebeu 1.334 voos internacionais, mais de 50% acima do volume registrado no ano anterior (Divulgação/Aena)

O desempenho do carnaval acompanha a evolução do fluxo internacional para Pernambuco em 2025. O estado foi o oitavo do país em número de chegadas internacionais diretas, com 113.273 turistas, crescimento de 60,25% em relação a 2024. No mesmo ano, Pernambuco ocupou a sétima posição em chegadas aéreas internacionais e registrou o maior crescimento percentual do país nesse modal, com alta de 81,6%.

A conectividade aérea foi ampliada com novas rotas internacionais a partir de Madrid e Córdoba, na Espanha, e do Porto, em Portugal, além do aumento da oferta de voos provenientes de Buenos Aires, Lisboa, Santiago e Assunção. Em 2025, Recife recebeu 1.334 voos internacionais, mais de 50% acima do volume registrado no ano anterior.

No campo da promoção internacional, Pernambuco participou de ações de apoio à comercialização, como viagens de familiarização com operadores dos Estados Unidos e da América do Sul, além do Roadshow Visit Brasil América Latina, que passou pelo estado e teve como foco mercados como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. O estado também foi incluído nas diretrizes do Plano Brasis, apresentado em dezembro, que orienta a estratégia de promoção turística internacional do país.



Fonte

Veja também

Embraer dará suporte aos C-390 da Hungria e avança parceria com a Tailândia

Redação

Latam vai receber 41 novos aviões em 2026 e estreia jatos Embraer no 4º trimestre; rotas ainda não foram definidas

Redação

Kissimmee sediará Florida Huddle em 2027 com foco no trade internacional

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.