Lucas Pinheiro Braathen carrega no nome sua dupla nacionalidade. Filho de pai norueguês e mãe brasileira, ele fez história ao conquistar a medalha de ouro no slalom gigante olímpico para Brasil, em meio a uma forte nevasca no sábado (14).
Nenhum atleta sul-americano havia conquistado uma medalha – de qualquer cor ou em qualquer modalidade nos Jogos de Inverno – até então. Com duas descidas incríveis na pista Stelvio, superando o suíço Marco Odermatt por 0,58 segundos, o atleta de 25 anos deu fim a este jejum.
“Não consigo nem acreditar na realidade”, disse em entrevista a Reuters. “Estou apenas tentando sentir alguma emoção aqui e traduzi-la em palavras, embora seja absolutamente impossível. Eu só queria esquiar como a pessoa que sou.”
Enquanto Pinheiro Braathen era saudado pelos brasileiros na arquibancada e ao lado da pista, os acordes da clássica canção Mas Que Nada ecoaram pela área de chegada.
Nascido em Oslo, na Noruega, o atleta de 25 anos representa o país sulamericano no esqui desde 2024. Com o tempo de 2min25s na final, o campeão olímpico superou 81 atletas que brigavam pelo título, entre eles o compatriota Giovanni Ongaro.
Leia também:
Continua depois da publicidade
Pinheiro Braathen é atleta de slalom e slalom gigante, modalidades de esqui alpino em que os profissionais devem passar por uma série de pórticos, dispostos em traçado com curvas e arcos estreitos, podendo atingir até 70 km/h, com curvas maiores e pórticos ainda mais distantes no slalom gigante.
Ele competia pela Noruega até 2023, garantindo cinco vitórias pelo país na Copa do Mundo de Esqui Alpino. Ele mudou de nacionalidade da Noruega após abandonar brevemente o esporte em 2023, antes da cerimônia de medalhas.
No ano passado, fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a ganhar uma prova na competição.
O jovem já trabalhou como modelo e, desde outubro de 2024, é embaixador da Moncler, marca de luxo ítalo-francesa a cargo dos figurinos brasileiros na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Milano Cortina 2026, ocasião em que foi porta-bandeira. Os trajes foram confeccionados em colaboração com o estilista Oskar Metsavaht, da Osklen.
A história do atleta foi contada no documentário Do Meu Jeito (Globoplay). A produção retrata sua virada na carreira após o rompimento com a federação norueguesa. Ele cresceu no país europeu e foi incentivado pelo pai norueguês a praticar esqui.
Na vida pessoal, o esquiador namora a atriz Isadora Cruz, protagonista da novela “Coração Acelerado”, exibida na TV Globo. O casal se conheceu em Nova York e está junto desde junho do ano passado. Durante uma transmissão televisiva, Lucas agradeceu o apoio da parceira e desejou um feliz dia dos namorados — o “valentine’s day” é comemorado neste sábado em diversos países do mundo.
Leia também• É ouro! Lucas Pinheiro conquista 1ª medalha do Brasil na história dos Jogos…
A luta pela vida exige calma. Um passo de cada vez, cálculo, método, tudo o…
O desfile do Galo da Madrugada, realizado neste sábado (14), no Centro do Recife, abre…
A partir de março, os investidores terão acesso a um novo título do governo que…
Hoje, quando encontro um vdeo interessante na Internet. como sempre, fico com vontade de compartir,…
Misturar melodrama, revelações que parecem a ponto de subir à superfície de círculos que só…