Categories: Economia

Queda da vantagem de Lula muda cálculo do Centrão para 2026



A nova rodada da pesquisa eleitoral Genial/Quaest, analisada no Mapa de Risco, programa de política do InfoMoney, desta sexta-feira (13), indica uma mudança relevante na dinâmica da corrida presidencial.

A diferença entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em um eventual segundo turno caiu de 16 pontos percentuais, em agosto de 2025, para 5 pontos agora. Lula aparece com 43% das intenções de voto, enquanto Flávio registra 38%.

Embora o presidente ainda lidere em todos os cenários testados, o estreitamento foi o ponto central da discussão no programa. Para os analistas, o movimento consolida a candidatura de Flávio no campo da direita e amplia a pressão sobre o eleitor de centro.

Oportunidade com segurança!

“O crescimento do Flávio serve para consolidar a candidatura dele dentro do polo de oposição”, afirmou o analista político da XP, Paulo Gama. Ele pondera, no entanto, que o avanço ainda não garante adesão automática dos partidos de centro.

“Ainda, por conta do cenário do segundo turno e das rejeições ainda altas, é insuficiente para fazer com que esse Centrão tenha coragem de patrocinar uma candidatura de oposição.”

No debate, os analistas destacaram que a eleição tende a repetir a lógica de 2022, com peso maior da rejeição do que da expansão de base. “Essa está caminhando para ser uma eleição novamente de rejeição”, avaliou Gama. “A gente provavelmente vai ser uma batalha ali de novo, como foi em 2022, de quem o eleitor quer menos ver na presidência da República.”

Continua depois da publicidade

A pesquisa também mostra 45% de aprovação ao governo e 49% de desaprovação. Entre eleitores independentes, a rejeição é elevada para os dois lados, o que, na leitura feita no programa, transforma esse grupo no fiel da balança da disputa.

Para o analista político da XP João Paulo Machado, outro ponto relevante é a velocidade da transferência de votos dentro do campo bolsonarista. “No mundo político, muita gente até se diz surpreendida com a rapidez da transferência de voto do ex-presidente Jair Bolsonaro para o filho. Todo mundo imaginava que essa transferência aconteceria em determinado grau, mas não nessa agilidade como ela se deu.”

Ele acrescentou que o espaço de crescimento dentro da base mais fiel pode estar próximo do limite. “Muita gente, inclusive no Centrão, diz que a transferência já foi feita, que não há mais muito grau para avanço no bolsonarismo, especificamente, para melhor nas pesquisas do Flávio Bolsonaro, porque ele já incorporou ali os votos do pai.”

Cálculo político

Nesse cenário, o desafio passa a ser o eleitor moderado. “O que agora o Flávio tem para avançar é nos votos do Centro”, disse Machado, lembrando que foi esse segmento que garantiu a Lula vantagem decisiva em 2022.

Do lado governista, o alerta recai sobre a estagnação da avaliação positiva. “Traz alguns pontos de preocupação ali para a candidatura governista, porque a gente vê uma certa estabilização ali (…) na aprovação dos eleitores que consideram o governo ótimo e bom”, afirmou Gama no programa.

Para os analistas do Mapa de Risco, o comportamento do Centrão reflete essa incerteza. Após um período em que parte dos partidos apostava na viabilidade de uma candidatura alternativa à direita, como a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o apoio público de Jair Bolsonaro ao filho reorganizou o tabuleiro. Ainda assim, a avaliação é de cautela.

Continua depois da publicidade

“O cenário mais claro, mais seguro para todos esses partidos de centro é dar um passo atrás, aguardar um pouco mais essa definição”, disse Gama.

A leitura predominante no programa é que 2026 já começa a influenciar alianças, estratégias regionais e comportamento do Congresso. Com a diferença mais estreita e rejeição elevada dos dois lados, a disputa tende a ser definida menos por expansão de base e mais pela capacidade de reduzir resistência.

O Mapa de Risco, novo programa de política do InfoMoney, vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 5h da manhã, no YouTube e no seu tocador de podcast preferido.

Continua depois da publicidade



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

O gato mais rabugento do mundo capturado em adorveis imagens de cmera de trilha

Na China, uma cmera de trilha foi instalada por alguma organizao governamental ou entusiasta_ ningum…

28 minutos ago

ABAV Nacional amplia articulação política e apresenta novidades

A ABAV Nacional promoveu, nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Brasília, um encontro…

32 minutos ago

Carnaval seguro: Cadastur identifica empresas de turismo regulares

As cidades de Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte já…

51 minutos ago

Música do Carnaval: sergipana Yasmin Sensação supera Anitta e vence enquete do gshow

Versão em arrocha da canção de “Fanatismo” recebeu 56,69% dos votos e liderou ranking nacional,…

1 hora ago

Carnaval 2026: Sergipe já registra 90% de ocupação hoteleira

A poucos dias do Carnaval 2026, o setor turístico de Sergipe registra um cenário positivo.…

1 hora ago

Skarloff reforça sua atuação no Carnaval de Sergipe com o Bloco Emirados House

Crédito: Divulgação Dos dias 14 à 17 de fevereiro, a Skarloff, marca da Missiato Indústria…

1 hora ago