Uma pintura do artista espanhol Pablo Picasso, que se acredita retratar sua musa e parceira Dora Maar, foi arrematada por 27 milhões de euros (US$ 31,49 milhões) em um leilão em Paris nesta sexta-feira.
A obra, intitulada “Busto de uma mulher com um chapéu florido (Dora Maar), 1943”, foi adquirida por uma família francesa em 1944 e permaneceu em sua coleção particular por décadas, até que seus herdeiros decidiram vendê-la.
O preço de venda, incluindo taxas, foi de 32 milhões de euros, informou um porta-voz da casa de leilões Drouot. O comprador estava na sala de leilão, mas não foi identificado.
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa
A tela nunca havia sido mostrada ao público antes do leilão, e a única prova de sua existência era uma foto de 1944 da pintura, disseram especialistas em arte.
“É, sem dúvida, o trabalho mais comovente de Picasso que envolveu sua musa, porque ele estava prestes a trocá-la (Dora Maar) pela (pintora francesa) Françoise Gilot”, disse o leiloeiro Christophe Lucien.
“E por meio desse retrato, vemos uma mulher que segura suas lágrimas. Portanto, é uma sorte para um leiloeiro ter uma peça da história da arte diante de seus próprios olhos.”
Continua depois da publicidade
A especialista em arte Agnes Sevestre-Barbe disse que os herdeiros decidiram colocar a pintura à venda porque ela não poderia ser fisicamente dividida entre eles.

