Nordeste Magazine
Turismo

Preços de hospedagem em Belém caem até 60% às vésperas da COP30 – M&E

Preços de hospedagem em Belém caem até 60% às vésperas da COP30 – M&E

Mesmo com descontos, milhares de unidades seguem sem locação na capital paraense (Freepik/Lifeforstock)

A menos de duas semanas do início da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada entre 10 e 21 de novembro em Belém, os preços de hospedagem na capital paraense registram forte queda. Levantamentos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Pará (Creci-PA) e da plataforma Airbnb apontam reduções que variam entre 30% e 60%, dependendo da localização e do tipo de imóvel.

Segundo Tony Santiago, presidente da ABIH-PA, a variação segue um padrão observado em grandes eventos internacionais. “Os hotéis que não conseguiram reservas pelos valores pretendidos começaram a reduzir os preços. Quanto mais afastado o estabelecimento está do local da conferência, maior é a redução, chegando a 50%”, afirmou.

Santiago informou ainda que os hotéis associados à entidade têm cerca de 96% de ocupação para o período da COP30, mas que ainda há possibilidade de reservas de última hora.

No mercado imobiliário, a tendência é semelhante. Maria Luísa Carneiro, presidente do Creci-PA, disse que o preço da maioria dos imóveis caiu mais de 60%. “Há uma grande quantidade de imóveis sendo ofertados para a COP30 e a demanda diminuiu sobremaneira”, afirmou. Segundo ela, apenas na plataforma oficial de hospedagem da conferência há mais de 5.000 imóveis disponíveis.

Carneiro acrescentou que muitos proprietários reduziram os valores após uma expectativa inicial considerada irreal. “A sanha desenfreada de colocar os imóveis a preços estratosféricos deu lugar a uma grande decepção por parte dos proprietários, que hoje caíram na real e aceitam valores menores”, disse.

Em nota, o Airbnb informou que o preço médio das acomodações em Belém para o período da COP30 caiu 40% em outubro, em comparação com fevereiro deste ano. Apesar dos ajustes, entidades do setor reconhecem que a demanda ficou abaixo do esperado. A expectativa é que novas reservas sejam feitas nos próximos dias, à medida que delegações e organizações confirmem presença na conferência.



Fonte

Veja também

Voo da Latam aborta decolagem em Guarulhos

Redação

Voos de drones fecham aeroporto de Guarulhos por três horas

Redação

Drones fecham Aeroporto de Guarulhos por três horas e afetam 40 voos

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.